Início > Roda de conversa reducao de danos em pauta na regiao da fronteira oeste
Roda de conversa: A redução de danos em pauta na região da Fronteira Oeste
Data de publicação 24/10/2022 - 19:41 Atualizado em 24/10/2022 - 19:47
Por Tatiana de Oliveira Petry

No dia 10 de outubro de 2022, nos turnos manhã e tarde, em formato misto – presencial e virtual, ocorreu a Roda de conversa: A redução de danos em pauta na região da Fronteira Oeste.

A atividade, alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental, faz parte do movimento nacional “Caravana Nacional de Rodas de Conversa sobre a Política de Redução de Danos”, promovida pela Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas - ABRAMD e Fórum Estadual de Redução de Danos – FERD.

A Unipampa, através das ações do Programa de Saúde Mental e Saúde Coletiva – RizomaSUS, realizou o evento em parceria com a UFPEL, IFRS, UFSM, UDELAR, ABRAMD, FERD, Coletiva de Mulheres que Ouvem Vozes - Coletiva Magnólias, Associação de Amigos, Familiares e Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uruguaiana - AFURP, Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental de Pelotas - AUSSMPE, Fórum Gaúcho de Saúde Mental - FGSM, Grupo de Gestão Autônoma da Medicação - GAM Pelotas-Uruguaiana, 10ª Coordenadoria Regional de Educação - CRE, 3ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Saúde do RS, Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, Paróquia Sant’Ana, Conselho Municipal de Uruguaiana e Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon (Uruguaiana).

Compuseram o coletivo de organização desse evento as docentes da Unipampa Liamara Denise Ubessi, Débora Schlotefeldt Siniak, Vania Dias Cruz, Luana Ribeiro Borges, a acadêmica Ingrid Geovanna Sarmanho Espindola, a representante da 10ª CRE Zaira Pereira e a Associação de Amigos, Familiares e Usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Uruguaiana-AFURP.

Foram abordados os temas: “A Redução de Danos na 10a região de saúde”, “O que é e qual a proposta da Redução de Danos?”, “Com a voz Redutores/as de Danos e Usuários/as/es do SUS”, “A Redução de Danos na Fronteira Oeste do RS”. Na sequência, a Roda de Conversa (presencial e em ambiente virtual) com a questão disparadora: “O que podemos e o que queremos como política de Redução de Danos”, foi endereçada.

O encontro envolveu cerca de 100 pessoas (presencialmente e virtualmente), contando com a participação de usuários dos serviços de saúde, familiares, profissionais de saúde, gestores, docentes e discentes da Unipampa. Estavam representados os municípios de Quaraí, Barra do Quaraí, Alegrete, Santana do Livramento, Pelotas, Porto Alegre e de Uruguaiana que foi a sede do evento.

O coletivo debateu o uso de SPA (Substâncias Psicoativas) e suas interseccionalidades, identificando desafios para o cuidado integral e ético às pessoas usuárias de SPA e elaborou um relatório sobre os desafios encontrados na Fronteira Oeste e propostas para retomada da Redução de Danos como estratégia de cuidado. As propostas foram encaminhadas para o Evento de Redução de Danos da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), e irão compor o relatório final da Caravana Nacional. Além disso, as produções desse dia estão sendo compartilhadas com os diversos setores da sociedade da Fronteira Oeste, e será pauta nos conselhos locais de saúde e reuniões de gestão regional com apoio da Unipampa.

O evento ocorreu na Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Cândido Rondon, no município de Uruguaiana-RS.

* Com informações da docente da Unipampa Luana Ribeiro Borges - Coletivo de Organização do RizomaSUS e do folder do evento

Roda de conversa: A redução de danos em pauta na região da Fronteira Oeste