Início > Vii semana academica da educacao fisica
VII Semana Acadêmica da Educação Física
Data de publicação 18/08/2023 - 19:37 Atualizado em 18/08/2023 - 20:20
Por Tatiana de Oliveira Petry

De 22 a 24 de junho de 2023 aconteceu a VII Semana Acadêmica da Educação Física (SAEF), com a temática “Possibilidades Interdiciplinares”.

O coordenador geral do Diretório Acadêmico da Educação Física, Amistron Benites Correa, realizou a abertura do evento, que teve a participação da diretora do Campus Uruguaiana, profa. Dra. Cheila Denise Ottonelli Stopiglia e da profa. Dra. Mauren Assis de Souza, representando a coordenação do curso de Educação Física.

A profa. Mauren Assis de Souza, destacou que é a primeira semana acadêmica presencial da Educação Física após momento de limitações para eventos presenciais imposto pela pandemia de COVID-19.

A roda de conversa “Desvendando PIBID/PRP/PPG/RMP” foi a primeira atividade do evento, que contou também com as palestras “Treinamento de força para crianças e adolescentes: possibilidades pedagógicas de aplicação na escola”, “Primeiros Socorros” e “Corrida de Rua”; as oficinas “Vivências em Jazz Dance”, “Contextualizando Lutas”, “Voleibol nas categorias de base: treinamento e evolução”, “Práticas corporais orientais”, “Libras” e “Slackline” e os minicursos “Ressuscitação Cardiopulmonar”, “Escrita Científica” e “Corrida e Preparação para Concursos”.

A roda de conversa inicial abordou programas que licenciandos na área de Educação Física tem possibilidade de participação, bem como programas possíveis de participação após a graduação. Foram apresentadas informações sobre: PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência; PRP - Programa de Residência Pedagógica; PPG - Programa de Pós-Graduação; e RMP - Residência Multiprofissional.

Para conversar sobre esses programas estavam presentes integrantes dos mesmos em funções diversas, tais como: coordenador de área, professor supervisor, bolsista de iniciação à docência (PIBID), preceptor e residente em programa de residência pedagógica (PRP), discentes de pós-graduação (PPG) e residente na residência multiprofissional em saúde na área de educação física (RMP).

A coordenadora de área PIBID/MEC subprojeto Educação Física na Unipampa, profa. Dra. Marta Iris Camargo Messias da Silveira, detalhou que o PIBID é um programa de iniciação à docência que possibilita que acadêmicos até o quinto semestre da graduação tenham experiências no cotidiano de escolas da rede pública. “A cada edição, é necessário estar sempre trabalhando/lutando para ter novas edições”, destacou a docente. Silveira apontou o PIBID como “plantar sementes, criar pontes entre a Universidade e a escola”. Mencionou o “planejamento intencional”, ao trabalhar o sentido da “educação física no currículo”, o “olhar o aluno como um todo”. Também participaram dessa roda de conversa a supervisora do PIBID em escola da rede pública, Miriam Raquel de Freitas Monteiro e a pibidiana, Jaqueline Quines Kasper. Kasper destacou que o PIBID coloca o licenciando a frente do perfil de professor, com a intencionalidade de trabalhar a Educação Física no currículo numa perspectiva transformadora. Destacou ainda, os espaços de aprendizagem oportunizados pelo programa. Pontuou que seu grupo do PIBID teve o desafio da pandemia de COVID-19 no período de participação no programa.

Já Vinnycius Martins Moura como residente na Residência Pedagógica, contribui com informações e comentários sobre esse programa. Apontou que a Residência Pedagógica é para licenciandos a partir do 5º semestre do curso, onde os residentes têm oportunidade de uma vivência em um ambiente escolar. Há professor coordenador do programa na Unipampa e docente preceptor em escola parceira no programa. Destacou ser uma experiência relevante para o discente de graduação e para a comunidade escolar participante. Mikaeli Severo Cabezudo, que atua como preceptora no programa de residência pedagógica na escola estadual Elisa Ferrari Valls apontou sobre a didática da Educação Física – plano de ensino, planejamento. O crescer como comunidade foi um dos pontos apontados nessa roda de conversa sobre o programa de residência pedagógica. Luiz Henrique Krejci de Albuquerque também residente no programa de residência, apontou que a residência pedagógica é uma experiência de “estar na prática, vivenciar”.

Joziê Milena da Silva Guerra, egressa do curso de Educação Física da Unipampa em 2020, trouxe contribuições sobre a pós-graduação. Destacou que pôde dar continuidade aos estudos sem sair de Uruguaiana, ingressando no Programa de Pós-graduação em Bioquímica. Apontou que as universidades públicas são destaques na produção científica no Brasil, e que em função da pandemia de COVID-19, boa parte do mestrado ocorrera na forma de ensino emergencial remoto. Atualmente doutoranda, segue sua trajetória científica, desenvolvendo pesquisa no Laboratório de Bioquímica e Fisiologia do Exercício na Unipampa/Campus Uruguaiana (@biofex_). Já Letícia Côrrea Vaz, também licenciada em Educação Física pela Unipampa, veio trazer sua contribuição sobre a continuidade dos estudos, com ingresso na pós-graduação, na área de Ciências Fisiológicas. Realizou o mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas na Unipampa/Campus Uruguaiana e, atualmente, é doutoranda pelo mesmo programa. Integra o Núcleo de Pesquisa em Ensino de Fisiologia (NuPEF).

Já para a conversa sobre a Residência Multiprofissional, o participante foi Diego de Matos Noronha. Noronha é graduado em Educação Física pela Unipampa e atualmente é residente no programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Coletiva. Trouxe a informação que o programa de residência é de 60 horas semanais, com 48 horas práticas e 12 horas teóricas, dedicação exclusiva e duração de 24 meses. No 1º ano de residência, o campo de atuação está na ESF (Estratégia de Saúde da Família). Mencionou a organização da atividade física, com grupo de caminhada, no combate ao sedentarismo. Saúde coletiva em conjunto com outros profissionais: grupos terapêuticos, educação em saúde, bem-estar, gestantes, saúde mental do cuidador, temáticas relacionadas ao SUS. No 2º ano é previsto outro campo de atuação. A residência envolve a integração ensino e prática.

Algumas páginas, com referência a esses programas, estão relacionadas a seguir:

Programa PIBID – Núcleo Educação Física: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/educacao-fisica-uruguaiana/

PIBID Unipampa Institucional: https://sites.unipampa.edu.br/pibid/institucional-2020/apresentacao/

Programa de Residência Pedagógica (PRP) - Núcleo Educação Física Unipampa: https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/educacaofisica/residencia-pedagogica/

PRP Unipampa Institucional: https://sites.unipampa.edu.br/prograd/programa-de-residencia-pedagogica/

Programas de Residência Multiprofissional em Saúde e em Área Profissional da Saúde - Unipampa: https://sites.unipampa.edu.br/primus/

Programas de Pós-graduação na Unipampa/Campus Uruguaiana: https://unipampa.edu.br/uruguaiana/cursos/posgraduacao

 

Nas imagens abaixo, alguns registros da VII Semana Acadêmica da Educação Física.

 

Roda de conversa PIBID/PRP/PPF/RMP na VII Semana Acadêmica da Educação Física

Roda de conversa PIBID/PRP/PPF/RMP na VII Semana Acadêmica da Educação Física

Roda de conversa PIBID/PRP/PPF/RMP na VII Semana Acadêmica da Educação Física

Abertura da VII Semana Acadêmica da Educação Física

Abertura da VII Semana Acadêmica da Educação Física

Abertura da VII Semana Acadêmica da Educação Física

Credenciamento e público no Salão de Atos

Credenciamento e público no Salão de Atos

Credenciamento e público no Salão de Atos

Palestra "Treinamento de força para crianças e adolescentes: possibilidades pedagógicas de aplicação na escola"

Palestra "Treinamento de força para crianças e adolescentes: possibilidades pedagógicas de aplicação na escola"

Palestra "Treinamento de força para crianças e adolescentes: possibilidades pedagógicas de aplicação na escola"

Comissão Organizadora da VII Semana Acadêmica da Educação Física

Comissão Organizadora da VII Semana Acadêmica da Educação Física

Comissão Organizadora da VII Semana Acadêmica da Educação Física