Página Inicial > Primeira Etapa do Encontro Dos Programas Institucionais Pibid e Residencia Pedagogica Ocorreu no
Data de publicação 26/09/2023 - 10:17 Atualizado em 26/09/2023 - 10:19 95 visualizações

Primeira etapa do Encontro dos Programas Institucionais Pibid e Residência Pedagógica ocorreu no Campus Uruguaiana

O evento tem como objetivo discutir as políticas públicas para a formação inicial de professores

No último dia 22, o Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou o Encontro dos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (RP). O evento teve a participação dos subprojetos da fronteira oeste, integram os cursos de licenciatura de Ciências Humanas, do Campus São Borja; Matemática, do Campus Itaqui; Ciências da Natureza e Educação Física do Campus Uruguaiana. Docentes orientadores, coordenadores de área, preceptores, supervisores da educação básica, residentes e pibidianos prestigiaram o Encontro.

O evento presencial foi planejado visando a socialização das atividades e para a identificação dos desafios e dificuldades enfrentadas no processo de implementação das ações dos projetos institucionais. A programação contou com palestra, oficinas, espaços de discussão por pares e encerramento, através de um painel sobre as contribuições do Pibid e do Programa de Residência Pedagógica para aprendizagem da docência, contando com a participação de 134 discentes e docentes.

A coordenadora institucional do Programa de Residência Pedagógica, professora Claudete Robalos da Cruz, destaca que “escutar os relatos, a partir dos contextos de atuação dos estudantes, dos professores da educação básica e dos docentes orientadores, é essencial para identificar as dificuldades ou fragilidades e assim pensar estratégias para redirecionar e ajustar as ações no âmbito da gestão do programa nos diferentes níveis: coordenação institucional; docentes orientadores, preceptores e/ou residentes”.

O coordenador institucional do Pibid, professor Ailton Jesus Dinardi, ressalta “a importância do IntraPibid/RP como espaço de discussão das experiências, vivências e olhares sobre a articulação da teoria da prática pedagógica de todos os atores envolvidos no processo formativo dos discentes”.

Dando sequência ao evento, no dia 6 de outubro, será realizado o IntraPibid/RP no Campus Bagé, com a participação dos subprojetos dos campi Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Jaguarão e São Gabriel.

Com informações de Claudete Robalos da Cruz