Página Inicial > Projeto da Unipampa e Aprovado em Programa de Extensao da Educacao Superior na Pos Graduacao da
Data de publicação 20/12/2023 - 18:53 Atualizado em 20/12/2023 - 18:54 61 visualizações

Projeto da Unipampa é aprovado em Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação da Capes

Com foco na divulgação científica, projeto foi contemplado com o valor de R$339.575,00 e deve ser executado nos próximos 36 meses

O projeto institucional “A Divulgação Científica como estratégia para levar o conhecimento gerado na pós-graduação da Unipampa à sociedade” foi aprovado no Programa de Extensão da Educação Superior na Pós-Graduação (PROEXT-PG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Com base nos dados fornecidos pelos programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), a proposta foi elaborada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proext). O projeto foi contemplado com o valor de R$339.575,00 e deve ser executado nos próximos 36 meses.

Conforme as pró-reitorias envolvidas na construção da proposta, o objetivo é ampliar a visibilidade dos cursos de pós-graduação e dos conhecimentos produzidos, promovendo a divulgação científica em ações de extensão e fomentando a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação acadêmico-científica dos estudantes de pós-graduação de forma a ampliar seu impacto na sociedade.

Serão realizadas na comunidade cursos, eventos, feiras e ações em mídias sociais visando descomplicar a informação científica acadêmica, e levar à sociedade local e regional o conhecimento gerado através de estudo e pesquisas dentro da Pós-graduação da Unipampa. “A partilha de conhecimento nestes eventos, além de promover a divulgação e visibilidades dos cursos, estimulando o ingresso e/ou continuidade dos estudos, é um importante momento para que a comunidade comunique suas experiências e expectativas”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabio Leivas.

Segundo o pró-reitor, a proposta foi construída no intuito de estimular a interdisciplinaridade, por meio do incentivo à integração de diferentes áreas do conhecimento, na concepção e execução das atividades de extensão. Além disso, o projeto visa incentivar a colaboração entre programas de pós-graduação da Unipampa nas dez unidades acadêmicas da Instituição, com instituições públicas, setor produtivo não acadêmico e movimentos e organizações sociais para a produção de conhecimento e a solução de problemas de forma multidimensional, proporcionando assim ganhos a todos os atores deste projeto.

“Divulgar, através de atividades de extensão, o conhecimento adquirido e produzido no âmbito da Pós-graduação da Unipampa, compartilhando, com a comunidade onde a Unipampa está inserida, os processos, controvérsias e riscos inerentes à sua produção com um público não especializado, privilegiando o diálogo e a escuta do conjunto da sociedade, possibilitando a melhoria da formação dos discentes será um grande ganho para toda a Unipampa e a comunidade onde estamos inseridos”, ressalta Leivas.

As atividades do programa serão iniciadas no primeiro semestre de 2024 e o valor recebido pelo projeto será repassado aos programas de pós-graduação da Unipampa através de chamada interna da Proppi, prevista para ser lançada em fevereiro de 2024.

Com informações do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fabio Leivas, e da coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da Proppi, Marina Prigol