Página Inicial > Unipampa Divulga Documento Sobre Prevencao Dengue
Data de publicação 13/03/2024 - 16:52 Atualizado em 13/03/2024 - 16:52 69 visualizações

Unipampa divulga documento sobre a prevenção a dengue

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), até o dia 6 de março, o estado somava mais de 13 mil casos confirmados da doença e 14 óbitos
Por 2110100929

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), divulga o Ofício Circular nº 1/2024, emitido pela Divisão de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (DASST), vinculada à Coordenadoria de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoal (CQVDP). O alerta repassa orientações sobre a importância do combate à dengue, tendo em vista o término da vigência do trabalho remoto emergencial do período de recesso, bem como pelo início do calendário acadêmico com a retomada dos estudantes às atividades no dia 18 de março.

A vacina contra a doença ainda não foi disponibilizada no Rio Grande do Sul. Assim, o documento recomenda algumas medidas preventivas, tais como: certificar semanalmente qualquer quantidade de água parada em vasos de plantas, pneus, garrafas, recipientes de animais domésticos, caixas d’águas e piscina. Também orienta-se o uso de repelentes, principalmente em zonas que possuem muita concentração de mosquitos.

O Ofício também informa que, caso apresente sintomas como dor atrás dos olhos, nas articulações, manchas vermelhas no corpo, febre alta, cansaço e quaisquer outras alterações, é necessário buscar avaliação profissional do serviço de saúde mais próximo. A DASST destaca que gestantes, idosos, crianças e pessoas com comorbidades apresentam maior risco de quadros graves da doença e precisam estar atentos aos sintomas. Se for o caso, devem buscar avaliação médica o mais breve possível.