Página Inicial > Unipampa Participa do Viii Seminario de Formacao Continuada de Professores e I Forum Municipal de
Data de publicação 13/11/2023 - 22:05 Atualizado em 13/11/2023 - 22:07 88 visualizações

Unipampa participa do VIII Seminário de Formação Continuada de Professores e I Fórum Municipal de Alfabetização de Santa Maria

Na última semana, entre os dias 8 e 10 de novembro, foram realizados, na cidade de Santa Maria, o VIII Seminário de Formação Continuada de Professores, o I Fórum Municipal de Alfabetização e o evento comemorativo GEPFICA: 20 anos de trajetórias formativas. A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou da programação, representada pelo reitor da Instituição, Roberlaine Ribeiro Jorge, e pelo professor do Campus Itaqui, Paulo Silveira. O evento teve como objetivo principal promover a reflexão sobre a alfabetização em contextos diversificados.

Ao participar da mesa de discussão, Roberlaine compartilhou sua expertise e experiência acerca desse assunto, contribuindo para a abordagem de múltiplas perspectivas no processo de alfabetização, dentro das peculiaridades da nossa população, sobretudo nas comunidades indígenas e quilombolas. O Cacique Kaingang Adilson fez uma explanação sob o foco da população indígena, corroborada na fala do professor Paulo Silveira. O painel trouxe como ponto comum o compromisso e a responsabilidade da academia em promover uma educação inclusiva e garantir o acesso à alfabetização para todos os segmentos da sociedade.

“Ao abordar o tema da diversidade no contexto da alfabetização, a mesa proporcionou um espaço de diálogo e reflexão sobre estratégias efetivas para promover uma educação inclusiva”, destaca o reitor da Unipampa. A mesa intitulada “Alfabetização e Diversidade: sonho, desejo e ações" também contou com a participação do reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch.