Início > 10o siepe segunda noite e palco para debate sobre mercado de trabalho
Data de Publicação 08/11/2018 - 12:48 Atualizado em 08/11/2018 - 12:48 935 visualizações

10º Siepe: segunda noite é palco para debate sobre Mercado de Trabalho

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Assim como a sociedade, o mercado de trabalho também se transforma e deve estar em constante evolução. Nesse sentido, o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann ministrou a palestra “Mercado de Trabalho, inovação e empreendedorismo” A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 7, no Parque Internacional, durante o 10° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe).

O propósito da palestra, de acordo com o professor, é “trazer ideias para se pensar e refletir para continuar a entender o Brasil”. Durante a apresentação, Pochmann falou sobre o histórico dos sistemas de trabalho, sua evolução, a relação com a tecnologia e as universidades, e como isso pode refletir na vida social. Para Pochmann, a universidade deve produzir e difundir conhecimento que ataquem os grandes problemas sociais. “O espaço universitário não pode ser vivido entre quatro paredes, essa perspectiva aponta para um fatalismo histórico”, definiu ele.

Na oportunidade, o professor explicou que o trabalho vem se transformando por força de consequências e impactos gerados pelo processo de globalização. “A evolução tecnológica impacta o trabalho e leva, de certa maneira, a mudanças. Podemos citar aspectos que trazem consequências ao mercado de trabalho, como por exemplo, as mudanças na forma de contratação, a redução de direitos, entre outros”, mostrou Pochemann.

O professor acredita que o período de trabalho não está somente sendo transformado, mas que estamos mudando de período. “Estamos falando de outro período. Há uma transformação profunda acontecendo e nós não podemos utilizar as mesmas ferramentas de análise porque elas não são mais aplicáveis”, conta ele.

Pochemann é professor de economia da Unicamp. Foto: Milene Marchezan
Tags: SIEPE