Início > Centro de interpretação do pampa recebe visita do ministro da cultura
Data de Publicação 01/06/2015 - 17:37 Atualizado em 26/06/2015 - 10:00 2564 visualizações

Centro de Interpretação do Pampa recebe visita do ministro da Cultura

​As obras do​ Centro de Interpretação do Pampa (CIP), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recebe​ram​ neste sábado, 30, a visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira. ​Essa​ atividade f​a​z parte do roteiro do ministro, que esteve em Jaguarão para participar​, ​ ​junto com a ministra da Educação e Cultura do Uruguai, ​​Maria Julia Muñoz, da celebração do reconhecimento da Ponte Barão de Mauá, que liga Jaguarão à cidade de Rio Branco, no Uruguai, como primeiro bem binacional reconhecido como Patrimônio Cultural pelos países do Mercosul.

No início da manhã do dia 30, reuniram-se, na Prefeitura Municipal, a​ reitora da ​​ ​Unipampa​, professora Ulrika Arns,​ a presidente do Iphan, Jurema Machado, o superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul, Eduardo Hahn, e o prefeito de Jaguarão, Cláudio Martins, para tratar​ ​das​ ​próximas etapas da​ obra de restauração e edificação do CIP.​

Em seguida, foi realizada visita à antiga Enfermaria Militar, ​onde ​a ​reitora da ​Unipampa​, ​​acompanhada da pró-reitora de Extensão e Cultura, Vera Medeiros, ​do​s​ diretor​es​ do​s campi​ Jaguarão, Maurício Vieira,​ e  São Borja, Ronaldo Colveiro,​ recebeu o ministro e sua comitiva, ​o​s​ reitores da Universidade Federa​l​ ​d​o​ Rio Grande, Cleuza Dias,​ ​de Pelotas, Mauro Del Pino, ​bem como autoridades da região, professores, técnicos e discentes da Unipampa​ e comunidade em geral​.

​​Em reunião-almoço, a Unipampa teve oportunidade​ ​de entreg​ar​ ao ministro​ da Cultura  ​um ​relatório d​e​ ações relacionadas a temas de fronteira ​​já ​​em andamento​, ​de ​​detalhar ​como a universidade está tratando d​e​ questões específicas ao contexto fronteiriço e ​de manifestar​ o ​ interesse da comunidade acadêmica ​​em ampliar ​su​a atuação ​para valorizar o potencial cultural desta região.

Ao final da​ tarde, durante a audiência pública Diálogos de Fronteira, a reitora declarou a intenção da Unipampa de participar ativamente da implementação das políticas culturais do Minc para a região, já que seus campi situam-se na fronteira com Uruguai e Argentina​​.

Pessoas estão em pé olhando para documentos. quatro pessoas em destaque na foto. a reitora Ulrika Arns está no lado direito da foto