Início > Cpa divulga resultados do relatorio de avaliacao institucional
Data de Publicação 31/05/2016 - 13:34 Atualizado em 31/05/2016 - 14:34 4431 visualizações

CPA divulga resultados do Relatório de Avaliação Institucional

Por Franceli Couto Jorge

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), divulga para a comunidade acadêmica o Relatório de Autoavaliação Institucional, com os resultados do ciclo avaliativo de 2013 a 2015. Durante esse período, a comunidade foi consultada sobre diferentes temáticas relacionadas às dimensões de Extensão, Gestão, Ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa, além das dimensões de Infraestrutura e de Assistência Estudantil.

Entre o público-alvo da pesquisa observou-se que a participação dos discentes de graduação, mesmo ficando abaixo de 10% entre a categoria, representou mais de 50% entre os participantes. Já os docentes e os servidores técnico-administrativos somaram 34,68%, conduzindo a uma interpretação de que a opinião dos discentes foi primordial para a pontuação obtida nos indicadores pesquisados.

Gráfico 1 - Dados sobre tipo de participantes

57,18% Alunos de graduação; 4,58% alunos Lato sensu; 3,13% alunos de mestrado; 0,44% alunos de doutorado; 17,81% docentes e 16,87% técnico-administrativos em educação

Resultados da Avaliação das Dimensões

No ano de 2013, a CPA avaliou as dimensões de Extensão e de Gestão. Na avaliação da primeira dimensão, de modo geral, as unidades indicaram satisfação acima da média. As insatisfações registradas tanto por discentes, docentes e técnico-administrativos em educação, passam pelas questões de infraestrutura e condições materiais adequadas ao trabalho e ao estudo. Quanto à dimensão Gestão, o foco da avaliação foi a satisfação dos usuários com relação aos serviços prestados pelos campi e reitoria.

No ano seguinte, foram avaliadas as dimensões Ensino de graduação, pós-graduação e pesquisa. Com os resultados obtidos, percebe-se que o ensino de pós-graduação é muito bem avaliado pelos alunos, perfazendo médias gerais superiores ao ensino de graduação. Ainda neste nível destaca-se a qualidade e a satisfação, como no caso dos cursos Lato sensu, avaliados com médias expressivas. A avaliação baseou-se em: dados institucionais, relatórios de avaliações externas e pesquisa de satisfação.

No processo de avaliação da dimensão pesquisa, realizado entre os meses de julho de 2014 e janeiro de 2015, pode-se observar uma evolução anual do número de projetos registrados e o número de pessoas envolvidas na Instituição. Um dos principais problemas nesta dimensão refere-se aos editais de pesquisa, tanto na questão da divulgação quanto dos critérios de avaliação.

Em 2015, a CPA avaliou as dimensões de Infraestrutura e Assistência Estudantil. Confira abaixo as questões que obtiveram melhor e pior desempenho na avaliação.

A Comissão Própria de Avaliação afirma que a partir da experiência acumulada neste processo, planeja e sistematiza o novo projeto de Autoavaliação Institucional, adequando-se às novas orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para conferir o documento, acesse Relatório de Avaliação Institucional.