Início > Curso de instrução de processos administrativos capacita servidores de diferentes unidades
Data de Publicação 27/05/2015 - 18:16 Atualizado em 26/06/2015 - 10:37 2654 visualizações

Curso de Instrução de Processos Administrativos capacita servidores de diferentes unidades

Por meio de uma parceria com a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf), o Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) realizou, entre os dias 18 e 20 de maio, o curso de Instrução de Processos Administrativos. A atividade, sediada no Campus Bagé, reuniu 28 servidores de diferentes unidades da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), e ministrada pelo instrutor Fabricio Colombo, bacharel em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina com especialização em Gestão Pública pela Escola Nacional de Especialização Pública (ENAP).

Alunos estão sentados em cadeiras e olham para o instrutor, que está em frente ao quadro branco. O instrutor apresenta conteúdo do curso em uma projeção azul sobre o quadro branco

Ao longo da atividade, foram abordados vários temas que envolvem o Processo Administrativo, como conceitos, princípios, direitos e deveres dos administrados, instruções, prazos, gestão documental, entre outros. A assistente em administração que atua na Secretaria Acadêmica do Campus Bagé, Cecília Cunha, avalia o curso como positivo. Segundo ela, com a participação no curso será possível melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido dentro da instituição. “Como o processo administrativo foi tratado de uma maneira geral, creio que será possível utilizar o conhecimento adquirido no aperfeiçoamento, tanto da maneira de produzir como de gerenciar os processos diários da Secretaria”, diz.

Já a servidora Karen Camargo de Oliveira, que trabalha como assistente em administração na Divisão de Registros e Movimentações Funcionais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal (Progesp), comenta que o curso poderia ter continuidade e ser oferecido em outros módulos. Karen ressalta que a atividade é pertinente, já que todos os servidores atuam em processos administrativos, ainda que não seja de forma direta. “Ao conhecer de forma geral o funcionamento dos processos, facilita a compreensão de como atuar nos mesmos”, finaliza.

Com informações e foto de Murilo Dotto Luz