Início > Curso de medicina veterinaria realiza ciclo de palestras em escola estadual de uruguaiana
Data de Publicação 05/06/2017 - 14:31 Atualizado em 05/06/2017 - 14:42 2869 visualizações

Curso de Medicina Veterinária realiza ciclo de palestras em escola estadual de Uruguaiana

Por Sara Batista de Moraes

Na última terça-feira, 30 de maio de 2017, o curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Uruguaiana, encerrou o Ciclo de Palestras Extensão Rural, vinculado à disciplina de Extensão Rural, ministrada pela professora Claudete Izabel Funguetto. Os alunos do quarto semestre de Medicina Veterinária realizaram a programação do ciclo de palestras nas três últimas terças-feiras do mês de maio, 16/05, 23/05 e 30/05/2017 na Escola Estadual Dom Hermeto.

A programação do ciclo de palestras desenvolveu atividades como a apresentação do curso de Medicina Veterinária, formas de ingresso e infraestrutur  a do curso. Nas palestras também foram abordados temas relacionados a saúde pública, como zoonoses, posse responsável de animais e educação ambiental. A leishmaniose também foi um dos assuntos destaques do ciclo de palestras. De acordo com a professora responsável pela disciplina de Extensão Rural, Claudete Funguetto, a doença tem causado preocupação no município de Uruguaiana, com um grande número de casos confirmados da doença em animais e três casos diagnosticados em humanos. Com o objetivo de prevenir a doença, foi realizada uma palestra informando sobre as plantas repelentes do mosquito causador da leishmaniose.

O evento contou com a presença dos alunos e professores da Escola Estadual Dom Hermeto, que participaram tirando suas dúvidas sobre os assuntos abordados nas palestras. Segundo a professora Claudete Funguetto, os temas como zoonoses, formas de tratamentos para os animais, o risco dos animais peçonhentos e as plantas que repelem o mosquito causador de doenças como leishmaniose, zika e dengue, chamaram a atenção do público, que tirou suas dúvidas após o final de cada palestra. O ciclo de palestras acontece há três anos, com duas edições anuais, com o objetivo de atender novas escolas, conscientizando sobre temas que vão se ajustando ao interesse do público. Claudete destaca ainda a importância do ciclo de palestras para promover o acesso gratuito à Universidade Pública e a informações importantes para a saúde pública, como práticas de prevenção. A professora salienta que a experiência proporcionada para os alunos do curso de Medicina Veterinária contribui para a formação de profissionais mais preparados para exercer suas atribuições.

• Grupo de vinte  e um alunos do curso de Medicina Veterinária em frente a portas e janelas da cor bege.
      Turma da Medicina Veterinária
    • Grupo de alunos da Escola Estadual Dom Hermeto, sentados em cadeiras dispostas em um auditório assistindo as palestras.
      Alunos da Escola Estadual Dom Hermeto assistiram as palestras.