Início > Dia c da ciencia conheca os campi da unipampa que participam da mobilizacao nacional no dia 25 de
Data de Publicação 10/10/2017 - 15:45 Atualizado em 11/10/2017 - 09:57 1945 visualizações

Dia C da Ciência: conheça os campi da Unipampa que participam da mobilização nacional no dia 25 de outubro

Por Emanuelle Tronco Bueno

Você sabia que as universidades e institutos tecnológicos são responsáveis por 90% da pesquisa produzida no Brasil? Devido às contribuições científicas, usufruímos da energia elétrica, dos transgênicos, das medicações para cura de doenças, enfim, uma série de atividades que cooperam com o andar da humanidade. Com o objetivo de mostrar à comunidade a importância dessas pesquisas e sua influência no cotidiano de todo cidadão, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) adere à mobilização nacional Dia C da Ciência, que ocorrerá dia 25 de outubro, em todo o país.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) articulou atividades junto aos 10 campi da Unipampa, que irão divulgar as ações de ensino e pesquisa que impactam na melhoria da vida e no desenvolvimento do país. Segundo o pró-reitor da Proppi, Pedro Roberto de Azambuja Madruga, é importante “que a comunidade esteja ciente das ações que a Unipampa, através dos seus campi, está realizando no Dia C da Ciência, como forma de divulgação dos nossos projetos de pesquisa, fazendo com que a própria comunidade dos municípios ligados com a Unipampa possa ver a importância e a abrangência na área da pesquisa”.

Confira os campi que já divulgaram sua programação para o Dia C da Ciência:

1. Campus Alegrete: segundo o diretor do Campus, Roberlaine, a atividade ocorrerá em parceria com o Instituto Federal Farroupilha de Alegrete e será aberta à comunidade.

O quê? Exposição de trabalhos científicos orais e em pôster;

Quando? 25 de outubro, das 13h30 às 17h30;

Onde? Sala 101, Campus Alegrete da Unipampa.

2. Campus Bagé: o diretor do Campus, Cláudio Sonáglio Albano, organizou, juntamente com a comunidade acadêmica, uma série de ações para a data.

O quê? Mostra dos laboratórios do curso Licenciatura em Matemática e do Projeto Brinquedoteca do curso Licenciatura em Física;

Quando? 25 de outubro;

Onde? Campus Bagé;

Outras ações: visita a duas escolas de ensino médio da cidade, abordando projetos e atividades desenvolvidas no Campus Bagé e abrir à Universidade para receber duas escolas de ensino médio da cidade, momento em que serão demonstrados os laboratórios, os projetos e as atividades desenvolvidas no local.

3. Campus Caçapava do Sul: embora seja feriado municipal, o Campus está organizando ações para mostrar à comunidade os projetos de pesquisa realizados.

O quê? Mostra de trabalhos;

Quando? 25 de outubro;

Onde? Campus Caçapava do Sul.

4. Campus Dom Pedrito: segundo o diretor do Campus, Thiago Antônio Beuron, está sendo organizada uma exposição com o objetivo de promover a ciência e a divulgação da pesquisa desenvolvida no Campus Dom Pedrito.

O quê? Exposição “À luz da ciência”, que reúne 15 experimentos que possuem a luz como tema central, a exemplo do teatro de sombras, fatasma de Pepper, disco de Newton, percepção óptica, sistema solar, entre outros;

Quando? De 16 a 31 de outubro;

Onde? Práticas Pedagógicas, Campus Dom Pedrito;

Público: Desenvolvida para crianças de 5 a 7 anos, mas aberto à comunidade;

Visitação: Por agendamento, através do telefone (53) 3243-7300 ou pelo e-mail crisnabierhalz@unipampa.edu.br

* Os demais campi ainda não informaram as atividades para o dia.