Início > Inauguração marca implantação do ru no campus bagé
Data de Publicação 05/10/2015 - 18:45 Atualizado em 07/10/2015 - 11:41 3359 visualizações

Inauguração marca implantação do RU no Campus Bagé

Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realizou nesta segunda-feira, 5, a inauguração do Restaurante Universitário (RU) do Campus Bagé. Esse foi o sexto campus a receber cerimônia que marca a implantação do serviço de alimentação. Em funcionamento desde 12 de agosto, o RU do Campus Bagé serve em média 800 refeições por dia, entre almoço e jantar, sendo que mais de 500 destas refeições são consumidas por estudantes.

A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, professora Simone Barros de Oliveira, destacou a relevância da articulação entre os diferentes setores da Universidade para que a política de assistência estudantil, em especial a de alimentação subsidiada, seja possível. O reconhecimento do esforço também é manifestado pelos discentes. A estudante Camila Soares representou os graduandos no ato e comentou sobre a conquista que a implantação do RU significa para toda a comunidade discente. “Hoje, todo mundo paga menos do que [o equivalente a] uma passagem de ônibus para ter uma alimentação de qualidade”, ressaltou.

Além das refeições, a qualificação da convivência e da vida acadêmica foi destaque das demais falas, realizadas pelo vereador Divaldo Lara, que representou o legislativo municipal, pelo deputado Afonso Hamm - o qual destinou verba em emenda parlamentar de apoio à construção dos prédios do RU e cantina -, pelo diretor do Campus Bagé, professor Fernando Junges, e pela reitora da Unipampa, professora Ulrika Arns.

Fernando Junges destacou a melhoria na qualidade de vida dos estudantes e até mesmo nas condições de ensino, e ressaltou que os discentes devem cada vez mais ocupar e conviver em todos os espaços do Campus. A reitora Ulrika Arns destacou como a convivência no horário das refeições enriquece a vida universitária e, consequentemente, colabora para o crescimento e contínua qualificação da Instituição. “A Universidade Federal do Pampa não é qualquer universidade. Se olharmos no contexto, vemos que somos uma universidade de reconhecida qualidade”, argumentou.

O RU funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h e das 18h às 21h.   Os alunos de graduação em geral pagam R$2,50 pelas refeições e os estudantes contemplados pelo Programa de Permanência têm as refeições subsidiadas pela Universidade e não pagam no RU. O valor total por refeição é de R$8,38, aplicado aos servidores, terceirizados e visitantes. A Unipampa subsidia as refeições dos estudantes de graduação, completando o valor global por refeição definido em licitação.

Em Bagé, a área de alimentação conta com dois prédios: um dedicado ao RU efetivamente, onde são servidos almoço e jantar, e outro dedicado à cantina, que fica aberta das 7h30 às 22h de segunda a sexta-feira, e das 7h30 às 14h aos sábados, e disponibiliza área de convivência.

Bagé é o sexto RU da Unipampa inugurado - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa
      Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Simone Oliveira - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa
      Estudante Camila Soares fala da conquista para a assistência estudantil - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa
      Diretor do Campus Bagé, Fernando Junges - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa