Início > Núcleo de inclusão e acessibilidade é instalado no prédio 1 da reitoria
Data de Publicação 28/07/2015 - 15:48 Atualizado em 28/07/2015 - 18:59 1855 visualizações

Núcleo de Inclusão e Acessibilidade é instalado no Prédio 1 da Reitoria

Desde 20 de julho, o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da Unipampa está instalado no Prédio 1 da Reitoria, em Bagé. A mudança reflete o reconhecimento da política de Inclusão e Acessibilidade, uma vez que o setor passa a atender em local acessível.

Para a coordenadora do grupo gestor do Nina, professora Francéli Brizolla, a mudança de espaço físico do Núcleo concretiza o compromisso de tornar o setor acessível no aspecto físico/arquitetônico. “Também serão providenciados os requisitos relacionados à acessibilidade de sinalização e atendimento prioritário no saguão do Prédio”, comenta. “Essa ‘pequena’ mudança física é um grande passo da Universidade no caminho à inclusão plena, visto que dá visibilidade ao tema e permite o acesso da comunidade acadêmica que necessite de atendimento especial ou diferenciado, assim como a comunidade externa”.

Instalada em prédio histórico, Reitoria conta com rampa de acesso

Francéli relembra o histórico do Nina, o qual atua desde 2008 e em 2013 passou a figurar na estrutura administrativa do Gabinete da Reitoria. Desde então, o grupo atua na inserção da inclusão e acessibilidade no PDI 2014-2018; implementação da rede de trabalho com as unidades acadêmicas, por meio de Interfaces Nina-Nude e tutores/monitores para Atendimento Educacional Especializado (AEE), e no fomento, cooperação e planejamento da acessibilidade em todas as áreas junto aos setores de gestão da Reitoria e Pró-Reitorias.

Ainda para 2015, as expectativas são de encaminhamento da minuta de Regimento do Núcleo ao Conselho Universitário (Consuni), assim como da Resolução de AEE e da institucionalização de grupo coordenador, conforme explica Francéli.

Mais informações sobre o Nina estão disponíveis no site http://porteiras.s.unipampa.edu.br/nina.