Início > Nudepe realiza curso de gestão de documentos para servidores
Data de Publicação 24/03/2015 - 16:26 Atualizado em 26/06/2015 - 14:06 3268 visualizações

Nudepe realiza curso de gestão de documentos para servidores

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe), da Universidade Federal do Pampa, promoveu a capacitação de docentes e técnico-administrativos no curso de gestão de documentos. A atividade foi realizada no Campus Uruguaiana, em fevereiro, e nos campi Bagé e Alegrete, no mês de março. A capacitação teve como instrutora a arquivista da Unipampa, Cinara Flores. Nas três edições, participaram 53 servidores.

O curso possibilitou sanar muitas dúvidas dos servidores sobre o tema, pois lidar com documentos está estritamente ligado às funções administrativas.  De acordo com a Cinara, foram abordados conteúdos relacionados à arquivologia, especificamente sobre gestão de documentos em Instituições Federais de Ensino Superior, sempre buscando trazer exemplos práticos. “Todas as contribuições demonstraram que os alunos estavam compreendendo o conteúdo e se interessando pelo assunto tratado”, afirma.

pessoas acompanham aula em sala olhando para o quadro branco, no qual a instrutora expõe informações. a luz do sol entra pelas janelas, à direita na foto

Etiquetação e separação foram alguns dos temas abordados durante o encontro / Foto: Murilo Dotto

O assistente em administração da Coordenadoria de Obras da Pró-Reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação (Proplan), Igor Dornelles, não tinha conhecimento sobre o assunto. Apesar disso, ele destaca a importância da capacitação na sua rotina de trabalho. “Auxiliará de forma técnica como se deve produzir, tramitar, destinar e arquivar os documentos. Trará maior eficiência no gerenciamento de documentos dentro do setor que atuo e, consequentemente, contribuirá para uma maior agilidade na busca de documentos”, afirma.

Já para a servidora Denise Zorzi, assistente em administração na Divisão de Avaliação de Trabalho da Pró-Reitoria de Administração (Proad), os conteúdos sobre cuidados e preservação de documentos foram esclarecedores. “Não tinha o conhecimento sobre alguns elementos que podem diminuir a durabilidade dos documentos. Acho um assunto importante para todos os servidores, independentemente do cargo, acredito que todos deveriam fazer esse curso.”, diz.

A boa gestão documental, segundo a instrutora, facilita o trabalho diário, evitando desperdício de tempo na localização de documentos, e facilita o ganho de espaço físico devido à eliminação de documentos inúteis. “A legislação exige cada vez mais do serviço público a transparência administrativa, nossos documentos são produzidos durante o exercício de nossas atividades e devem estar disponíveis para consulta dos cidadãos quando eles necessitarem”, complementa.

Devido à importância do tema, a coordenadora do Nudepe, Rita Berni, salienta que novas edições do curso poderão ser disponibilizadas para o segundo semestre.

Com informações de Murilo Dotto Luz