Início > Ouvidoria da unipampa divulga relatorio do segundo semestre de 2015
Data de Publicação 14/03/2016 - 14:26 Atualizado em 29/04/2016 - 13:58 4200 visualizações

Ouvidoria da Unipampa divulga relatório do segundo semestre de 2015

A Ouvidoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) publicou o relatório semestral referente ao período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2015, conforme previsto no artigo 6º da Resolução nº 40/2011 do Conselho Universitário (Consuni). Os relatórios da Ouvidoria estão disponíveis para consulta no site do setor.

No período analisado, a Ouvidoria teve um total de 480 manifestações, 90% de dentro do Rio Grande do Sul e 10% de outros estados. Os principais assuntos tratados nos questionamentos foram: processo seletivo de ingresso aos cursos de graduação e pós-graduação, Processo Seletivo Complementar (data de publicação dos editais, procedimentos  para  inscrição;  transferência  voluntária  entre  instituições, transferência ex-officio, reopção de Curso), assistência estudantil (processo para concorrer às bolsas permanência, data de publicação do edital, possibilidades de moradia estudantil), concursos  públicos  para  docentes  e  técnico-administrativos  em  educação (divulgação de resultados, recursos, nomeações, posse de aprovados e validade do certame), Contatos com setores da Universidade (telefone e e-mail), Curso de Direito  no  Campus  Santana  do  Livramento (processo  seletivo  de ingresso, início das aulas), Curso de Medicina no Campus Uruguaiana (informações gerais sobre o curso e início das aulas), e relatos de atrasos no pagamento de bolsas.

A maioria  foram de discentes da Universidade (56%), seguido de: comunidade externa (19%), técnicos administrativos educacionais (9%) e docentes (7%) da Universidade, alunos de outras instituições (5%), e por último, professores de ensino superior de fora da Universidade (1%), egressos da Unipampa (1%), prestadores de servições terceirizados (1%) e servidores de outras instituições (1%),

O maior número de atendimentos está relacionado às dúvidas. Reclamações, elogios, denúncias também aparecem na lista. Os questionamentos foram enviados para o órgão através de quatro meios de comunicação: e-mail (49%), sistema ouvidoria disponível no portal da Unipampa na internet (48%), telefone (2%) e pessoalmente (1%).

Para a resolução dos assuntos encaminhados pelos usuários, a Ouvidoria precisou contato com os setores da Universidade relacionados em 77% dos casos. Em 23% as respostas foram dadas sem precisar de consulta. Em relação às providências advindas dos questionamentos, 43% foram de consulta e encaminhamento da resolução, 32% de resposta imediata e 25% em orientações ao cidadão.

Ao final do documento a Ouvidoria, com o objetivo de refletir sobre algumas alternativas para melhoria dos serviços prestados à sociedade, oferece diversas sugestões.

O relatório tem a finalidade de oferecer ampla publicidade das principais demandas de atendimento da Ouvidoria, bem como possíveis sugestões de melhorias. Além disso, apresenta informações e considerações que podem contribuir para o aperfeiçoamento dos serviços públicos oferecidos pela Instituição. Neste link o documento pode ser consultado: http://sites.unipampa.edu.br/ouvidoria/files/2013/05/Relat%C3%B3rio-Ouvi...

Sobre a Ouvidoria

Os cidadãos podem contatar a Ouvidoria para encaminhar manifestações de diferentes tipos: dúvidas, denúncias, reclamações, elogios, sugestões, críticas, opiniões, agradecimentos e comentários. Ao recebê-las, a Ouvidoria busca as respostas, informações, orientações, explicações e os esclarecimentos necessários ao devido atendimento ao cidadão, interagindo com os demais setores da Universidade para uma efetiva resposta às demandas. Todos os assuntos recebidos pela Ouvidoria são analisados e respondidos conforme o prazo estabelecido na Resolução no 40/2011.

Por Tamíris Centeno

Tags: Gestão