Início > Primeiro dia de siepe preve atividades academicas e culturais
Data de Publicação 06/11/2018 - 11:45 Atualizado em 06/11/2018 - 11:46 665 visualizações

Primeiro dia de Siepe prevê atividades acadêmicas e culturais

Por Wenandra Sommer

A 10ª edição do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), iniciou nesta terça-feira,6, nas cidades de Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai). O evento é uma parceria entre a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Universidad de la República Uruguay (Udelar), Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec) e Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul). A acolhida e credenciamento dos participantes acontece no Parque Internacional a partir das 9h e tem continuidade ao longo do dia.

Neste dia do evento acontecem também apresentações de trabalhos na Unipampa das 9h às 12h e no IFSul das 13h às 18h, duas mesas redondas das 14h às 16h, uma no auditório do IFSul com o tema “Processos de avaliação e regulação dos cursos de graduação” e a outra na Universidad de la República Uruguay com a temática “La democracia del conocimiento y el papel das redes sociales”.

Ao longo da tarde, a programação prevê uma série de palestras: “Economia popular e solidária e autogestão” na Sala Cultural; “Temáticas generales vinculadas al control y automatización” na Utec; “Água, saneamento e bacias hidrográficas” na Udelar; “Conservação, biodiversidade e desenvolvimento da matriz agrária” no IFSul; e “A pesquisa como prática na formação acadêmica” na Unipampa. Na tarde também acontecem oficinas e minicursos na Unipampa, IFSul,  Udelar e Utec conforme a programação. (https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/oficinas-e-minicursos-2/)

Às 18h, tem início às atividades acadêmicas no Parque Internacional com a palestra de Sandra de Deus, sobre Extensão Universitária, logo após, o público poderá prestigiar a apresentação cultural uruguaia da Orquestra Juvenil del Sodre. A abertura oficial do evento acontece às 19h30 com a presença de autoridades e a entrega da medalha de Mérito Universitário ao Engenheiro Mário Benedetti, professor da Universidad Nacional de Mar del Plata. Após a cerimônia o homenageado ministrará a Conferência Magna de Abertura “A Origem das coisas e a evolução do Universo”, encerrando o primeiro dia de atividades.

O evento se estende pelos dias 7 e 8 de novembro, com apresentações de trabalhos, oficinas, minicursos e palestras nas quatro instituições parceiras conforme previsão da programação (https://eventos.unipampa.edu.br/siepe/programacao-2/).

Estudantes participam do credenciamento do 10º Siepe. Fotos: Milene Marchezan
      Estruturas já estão montadas no Parque Internacional. Fotos: Milene Marchezan