Início > Repositorio digital tatu e lancado durante evento de historia da educacao
Data de Publicação 25/10/2018 - 15:34 Atualizado em 25/10/2018 - 15:34 1100 visualizações

Repositório Digital Tatu é lançado durante evento de História da Educação

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) lançou nesta quinta-feira (25) o Repositório Digital Tatu durante o 24ª Encontro de Pesquisadores da Associação Sul-Rio-Grandense em História da Educação (Asphe). O repositório pretende preservar e compartilhar fontes documentais relacionadas à história da educação.

De acordo o coordenador do projeto, professor Alessandro Bica, a iniciativa tem como objetivo apresentar o Repositório a pesquisadores interessados na temática e que estarão participando do evento, segundo ele, mais expressivo da área no sul do Brasil.

Bica ressalta que o projeto é uma ação do Grupo de Estudos em Educação, História e Narrativas (GEEHN). “Os alunos bolsistas de iniciação científica, das licenciaturas e do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa, Campus Bagé, envolvidos no trabalho, serão responsáveis pela demonstração aos interessados o funcionamento do repositório, suas funcionalidades e potencialidades e, ainda, na distribuição do material de divulgação e possibilitar acesso ao site”, conta ele.

Além do lançamento do Repositório, quatro artigos científicos de integrantes do GEEHN serão apresentados durante o 24º encontro da Asphe: “Os processos de sumarização da Revista do Ensino como perspectiva de pesquisa em história da educação” de autoria de Amanda Lemos Cougo, Pâmela Soares Jardim e Alessandro Carvalho Bica; “As décadas de 1970 e 1980: os olhares presentes no jornal Correio do Sul sobre as greves do CPERS” de autoria de Pâmela Soares Jardim, Amanda Lemos Cougo e Diênifer Alves Ramos da Rosa; “O ensino profissionalizante na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul em 1972” de autoria de Simôni Costa Monteiro Gervasio e Daren Chaves Severo dos Santos, todos com previsão de apresentação para quinta-feira à tarde;  “Do papel ao digital: a experiência do trabalho com acervos por meio do Repositório Digital Tatu” de autoria de Simôni Costa Monteiro Gervasio, Tobias de Medeiros Rodrigues e Alessandro Carvalho Bica.