Início > Segundo dia de programacao do 10o siepe e marcado por palestras e debates
Data de Publicação 07/11/2018 - 10:14 Atualizado em 07/11/2018 - 10:14 817 visualizações

Segundo dia de programação do 10º Siepe é marcado por palestras e debates

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

A programação desta quarta-feira, 7, do 10º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) envolve diversas atividades, como apresentações de pôsteres, mesas redondas, apresentação de trabalhos (Mostra Científica), palestras, oficinas e minicursos e apresentações culturais. Nesta edição, o Siepe retorna a Fronteira da Paz, e é realizado nas cidades irmãs Santana do Livramento (Brasil) e Rivera (Uruguai).

O dia começa com o credenciamento no Parque Internacional que inicia às 9h e vai até às 11h. As apresentações de pôsteres ocorrem das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Casa de Cultura Ivo Caggiani, Sala de Cultura e no Campus Santana do Livramento (sala 11). Nos mesmos horários acontece a Mostra Científica, no Campus da Unipampa e no IFSul.

Durante o dia serão quatro mesas redondas: América Latina, conjuntura e estruturas econômicas, às 9h, no Salón de Actos da Udelar/CUR; A importância da luta contra a discriminação baseada no gênero e estratégias, iniciativas para combater a desigualdade, às 9h, no Auditório do Campus Santana do Livramento da Unipampa; Formação de professores por área de conhecimento na educação do campo, às 14h, no Salón de Actos da Udelar/CUR; e Estratégias cognitivas de aprendizagem, às 14h, no Auditório do IFSul.

As diversas oficinas e minicursos serão apresentadas a partir das 16h, na Unipampa, IFSul, Udelar/CUR e Utec.

As seis palestras que acontecem no segundo serão espalhadas nos organizadores do 10º Siepe. No Auditório do IFSul, às 10h15 o tema é “Vida Boa & Doce na Universidade”, de Rosana Soibelman Glock e Jaberson Guimarães. No mesmo horário, desta vez no Auditório do Campus Santana do Livramento da Unipampa, acontece a palestra: “Internacionalización de la Educación Superir y cooperación Sur-Sur”, ministrada por Enrique Martinez Larrechea e Adriana Chiancone. O reitor da Unipampa, Marco Antonio Fontoura Hansen fala, às 16h, sobre “Experiências de 17 expedições científicas ao Continente Gelado – Antártida”, no Salón de Actos, da Udelar/CUR. No Auditório do Campus Santana do Livramento ocorre a palestra “Comunicação, gênero e a construção social da realidade”, às 16h.

As principais palestras do dia acontecem no Parque Internacional. O Diretor del Centro Universitario de Rivera da Universidad de La Republica, Mario Clara, fala sobre “El Bioma Pampa – condiciones sócio-económicos-biológicas de la región, problemas, comentarios e perspectivas”. Às 18h30, o professor titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcio Pochmann, ministra a palestra “Mercado de Trabalho, inovação e empreendedorismo”.

O dia será finalizado com a apresentação cultural da Orquestra Juvenil Uruguaia del Sodré. Todos os locais onde acontecem as atividades estão no mapa do evento, disponíveis no portal do 10º Siepe.

O 10º Siepe é feito em colaboração da Unipampa com a Universidad de Republica Uruguay (Udelar), Universidad Tecnológica (Utec) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul).

Tags: SIEPE