Início > Seminario dos novos dirigentes da unipampa ocorre em bage
Data de Publicação 30/01/2017 - 18:39 Atualizado em 30/01/2017 - 18:45 2953 visualizações

Seminário dos Novos Dirigentes da Unipampa ocorre em Bagé

As atividades do evento serão realizadas entre os dias 30 de janeiro e 02 de fevereiro de 2017
Por Franceli Couto Jorge

Nesta segunda-feira, 30, o Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu mais de cem servidores da Instituição para o Seminário dos Novos Dirigentes. O evento é voltado para os diretores das dez Unidades Universitárias, coordenadores acadêmicos e administrativos, eleitos em outubro de 2016. Também participam da atividade os coordenadores dos cursos de graduação e pós-graduação.

A abertura do evento foi realizada pelo reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, que falou sobre a importância da troca de experiência entre os gestores e do trabalho em prol da Universidade. Na sequência, Hansen fez uma explanação sobre os dados institucionais, entre eles o estatuto, regimento, Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), organograma e a apresentação da Reitoria da Universidade.

Reitor da Unipampa, Marco Hansen, em pronunciamento de abertura do Seminário de Novos Dirigentes

A programação continua na terça-feira, 31, com atividades para os coordenadores acadêmicos e de curso, nas quais serão debatidas as seguintes temáticas: perspectivas acadêmicas; normas acadêmicas e legislações relacionadas; Sisu, processos seletivos específicos e ações afirmativas; registros acadêmicos; diplomação e colação de grau; estágios; avaliação institucional e de cursos; Enade; fluxo e análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e orientações; formação e qualificação. Estes assuntos serão apresentados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).

Os coordenadores acadêmicos e de curso também receberão informações sobre compras de livros e utilização do acervo; programas institucionais, fluxo de projetos de ensino, relatórios e certificação; políticas e perspectivas de pesquisa; conceituação e perspectivas de extensão e políticas de assistência estudantil da Unipampa.

Já os diretores e coordenadores administrativos participarão de atividades com as Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas, de Administração e de Planejamento e Infraestrutura (Proplan). Alguns dos temas abordados serão afastamentos; licença para capacitação; promoção e progressão docente; concursos; avaliação de desempenho; gestão de frota, patrimônio e almoxarifado; planejamento dos campi, prestações de conta; matriz de custeio aos campi, sistema e controles orçamentários; planos diretores, fluxo do processo de obras/reforma e obras planejadas para 2017.

Na quarta-feira, 1º, pela manhã, haverá uma capacitação sobre gestão com pessoas para diretores, coordenadores acadêmicos e administrativos. Os coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação participarão de atividades organizadas pela Prograd; Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina); Diretoria de Educação a Distância (Dead); e Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

À tarde, a programação é direcionada para todos os dirigentes e contará com a apresentação da Assessoria de Comunicação Social (ACS); da Procuradoria Federal e da Proplan. Às 16h está prevista a posse dos novos dirigentes, que foram eleitos pela comunidade acadêmica em 2016. Às 18h, acontecerá a posse dos novos membros do Conselho Universitário (Consuni).

O último dia do Seminário dos Novos Dirigentes terá atividades conduzidas pelo Consuni, Secretaria Executiva, Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe); Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC); Comissão Própria de Avaliação (CPA); Dead; Diretoria de Assuntos Estratégicos, Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter) e Auditoria Interna (Audin).

• Pró-reitores na abertura do Seminário dos Novos Dirigentes
      Pró-reitores participaram da cerimônia de abertura do Seminário dos Novos Dirigentes da Unipampa - Foto: Fernando Cruz/Unipampa
    • Comunidade acadêmica lotou auditório do Campus Bagé - Foto: Fernando Cruz/Unipampa