Início > Serie percussionistas campus bage recebe 4o concerto nesta segunda feira
Data de Publicação 27/11/2017 - 15:18 Atualizado em 27/11/2017 - 15:25 1720 visualizações

Série Percussionistas: Campus Bagé recebe 4º concerto nesta segunda-feira

Por Sofia Viero Sorgetzt

O Auditório do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebe nesta segunda-feira, 27, o quarto concerto da Série Percussionistas. A atração musical desta edição é o Grupo Pepeu - Programa de Extensão em Percussão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Idealizado pelo Professor José Everton Rozzini, bacharel em percussão e mestre em educação musical, o Pepeu se constituiu em 2013 e se caracteriza como um projeto pioneiro na UFPel e na cidade de Pelotas. O grupo é formado, em sua maioria, por estudantes do curso de Licenciatura em Música sendo, também, aberto a estudantes de outros cursos e à comunidade em geral. Atualmente, o Pepeu conta com 16 alunos participantes, entre bolsistas e monitores voluntários.

O Pepeu  tem como um dos seus princípios criar um elo entre os cursos de música e a cultura local de Pelotas, possibilitando uma troca de saberes entre comunidade e academia. Para tanto, são realizadas atividades ligadas à música de percussão dentro e fora da universidade, como oficinas de percussão em escolas públicas; oficina de musicalização voltada à percussão para professores de Pelotas; oficinas sobre o sopapo, instrumento de percussão característico da região de Pelotas e Rio Grande, entre outras. Além dessas atividades, o Pepeu também realiza performances musicais, já tendo se apresentado na Universidade Federal de Santa Maria, na Universidade Federal de Uberlândia e em diversos eventos na cidade de Pelotas.

Sobre a Série Percussionistas:

A Série Percussionistas busca incrementar as ações do programa Pampa Percussivo, ao qual é vinculada, por meio de uma programação musical com foco na percussão. A ação se articula no campo da circulação de saberes culturais e musicais entre os grupos convidados, integrantes do grupo de percussão da Unipampa, comunidade local, acadêmica e escolar.

As apresentações musicais da Série Percussionistas são realizadas de forma permanente e gratuita durante o ano de 2017 na cidade de Bagé. Além de contar com a participação de escolas do município, comunidade acadêmica e local, conjuntamente a entidades parceiras, a Série Percussionistas tem o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext), sendo aprovada em edital interno da Unipampa, do Ponto de Cultura Pampa Sem Fronteiras e da OCA (Operadores de Cultura e Arte).

4º Concerto da Série Percussionistas - Percussão no ensino superior. Apresentação musical do Grupo Pepeu -  Programa de Extensão em Percussão da Ufpel -  Pelotas, RS.

Quando: 27/11, segunda-feira, às 19h30.

Onde: Auditório do Campus Bagé, Avenida Maria Anunciação Gomes de Godoy 1650.

__________________________________

MasterClass

Quando: 28/11, terça- feira, das 9h às 12h.

Onde: Campus Bagé, sala 4111.

__________________________________

Oficina aberta à comunidade

Quando: 28/11, terça- feira, das 14h às 16h.

Onde: Campus Bagé, sala 4113.

A entrada é franca e o evento é aberto à comunidade em geral.

• Banner publicitário com anúncio do 4º concerto da Série Percussionistas.
      4º concerto da Série Percussionistas ocorre nesta segunda-feira no Campus Bagé.