Início > Unipampa e associação de deficientes visuais do município de bagé firmam parceria na área de
Data de Publicação 28/03/2016 - 08:55 Atualizado em 28/03/2016 - 08:55 2846 visualizações

Unipampa e Associação de Deficientes Visuais do Município de Bagé firmam parceria na área de inclusão e acessibilidade

Com foco na troca de saberes e realização de trabalhos conjuntos, Unipampa e ADVMB assinam protocolo de intenções
Por Franceli Couto Jorge

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e o mútuo assessoramento na realização de projetos de pesquisa, ensino e extensão nas áreas científica, cultural e tecnológica, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Associação de Deficientes Visuais do Município de Bagé (ADVMB) assinaram, no dia 24 de março, um protocolo de intenções. O documento visa compartilhar recursos materiais, financeiros e humanos com especial intenção em inclusão e acessibilidade na área da deficiência visual/cegueira.

As ações serão coordenadas pelo Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da Unipampa e, entre elas, estão previstas a execução conjunta de tarefas, colaboração temporária de pessoal e o uso de equipamentos e instalações, ou prestação de serviços técnicos de uma das partes à outra, oportunizando a troca de experiências e a realização de trabalhos conjuntos entre seus pesquisadores, técnicos, professores e alunos.

A integrante da Associação, Elisabeth Colman Dinegri, agradeceu a oportunidade para troca de saberes. “Ficamos felizes em participar. Parece que a Unipampa é a que mais inclui”, afirmou ao se referir às Universidades. Elisabeth diz que sempre há o que aprender e, também, o que ensinar. “Lutamos para trabalhar e estudar, não é porque ficamos cegos que não podemos trabalhar”, ressalta. Já o presidente da Associação de Deficientes Visuais do Município de Bagé, Paulo Augusto da Rosa Moreira, falou sobre a importância da inclusão em todos os âmbitos.

O reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, destacou o papel social que a Universidade tem de se inserir na sociedade, além disso, de colaborar e ser parceira no desenvolvimento regional.

• Reitor Marco Hansen assina protocolo de intenções representando a Unipampa
      O reitor da Unipampa, Marco Hansen, falou sobre o papel social da Universidade - Foto: Franceli Couto/Unipampa
      Paulo Moreira assinou protocolo de intenções representando a Associação - Foto: Franceli Couto/Unipampa
    • Elisabeth explicou os objetivos da Associação - Foto: Franceli Couto/Unipampa