Início > Unipampa e santander universidades formalizam retomada de convenio
Data de Publicação 24/04/2018 - 15:40 Atualizado em 02/05/2018 - 14:48 2804 visualizações

Unipampa e Santander Universidades formalizam retomada de convênio

Acadêmicos poderão em breve concorrer a bolsas para intercâmbio fora do Brasil
Por Aline Reinhardt da Silveira

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o programa Santander Universidades assinaram nesta segunda-feira, 23, convênio em que celebram a retomada da concessão de bolsas aos estudantes de graduação para participação em intercâmbios internacionais, após a reestrutura da distribuição das bolsas por parte do banco. O convênio firmado visa à concessão de duas bolsas-auxílio Ibero Americanas do grupo Santander a graduandos da Unipampa. Ao participar do programa, o acadêmico tem a possibilidade de realizar parte de sua graduação em uma instituição de ensino estrangeira.

Participaram da assinatura, na sede do Santander Cultural, em Porto Alegre, o reitor da Unipampa, professor Marco Antonio Fontoura Hansen, a coordenadora de Relações Internacionais da Daeinter, professa Kátia Morais, a gerente líder do segmento universidades da região sul do Santander, Edeltraud Dorr Castro, e o representante da Gestão Comercial do Santander Universidades, Marcelo de Oliveira da Silva. Conforme os representantes do banco, a retomada de convênios como o assinado com a Unipampa faz parte da estratégia de retomada do relacionamento com as universidades, e a Unipampa foi contemplada com o programa de maior procura.

A formalização do convênio entre as duas instituições é a primeira de uma série de oito etapas sucessivas que culminam na concessão de bolsas aos estudantes para efetivação do intercâmbio em instituições de ensino estrangeiras. As próximas etapas preveem a seleção interna, na Unipampa, dos dois acadêmicos a serem contemplados com as bolsas previstas. O processo seletivo interno ainda será lançado pela Diretoria de Assuntos Estratégicos e de Relações Institucionais e Internacionais (Daeinter).

O reitor da Unipampa destacou, durante o encontro, que programas como esse são fundamentais para oportunizar experiências internacionais aos acadêmicos, “os quais se tornam verdadeiros embaixadores da cooperação entre as universidades de diferentes países”.

O objetivo do programa de Bolsas Ibero Americanas do Santander Universidade é promover aos estudantes de graduação o acesso a uma cultura estrangeira por meio da possibilidade de mobilidade internacional, incrementando, assim, a qualidade da formação dos graduandos. Com edições realizadas desde 2012, já participaram do programa 23 estudantes de graduação da Unipampa, que realizaram parte de seus estudos em universidade do México, Portugal, Argentina e Uruguai.

Conforme destaca a professora Katia Morais, o relato dos estudantes que participaram do programa no seu retorno demonstra o quão enriquecedora é a experiência na formação do graduando. Segundo ela, programas como esse incentivam a visão de que há diferentes maneiras de se fazer universidade e de que o conhecimento é produzido e difundido em diversas outras línguas.

Os estudantes selecionados a participar do programa comprometem-se a estudar, durante o período de vigência da bolsa, com dedicação integral na universidade hospedeira, em programa aprovado pela instituição de ensino de origem. A vigência do acordo firmado se estende até 31 de dezembro de 2019.

Os representantes da Unipampa (à esquerda) alinham a parceria com o Santander Universidades - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa
      Reitor Marco Antonio Hansen na assinatura do convênio para internacionalização - Foto: Aline Reinhardt/ACS Unipampa