Início > Unipampa participa de ato em defesa da universidade publica na ufba

Unipampa participa de ato em defesa da universidade pública na UFBA

Data de Publicação 17/10/2017 - 21:51 Atualizado em: 17/10/2017 - 22:04 2770 visualizações

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou do ato em defesa da universidade pública que marcou a abertura do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universidade Federal da Bahia (UFBA), nesta segunda-feira, 16, em Salvador.

O reitor Marco Antonio Fontoura Hansen representa a Unipampa no evento que continua até quarta-feira, 18, e conta com a presença de reitores de diversas universidades federais, além de parlamentares.

Na oportunidade, foi inaugurado o "Tesourômetro", um painel eletrônico que mede, em tempo real, os cortes nos orçamentos das instituições de ensino superior públicas e na ciência. A iniciativa é resultado da parceria entre a UFBA e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e faz parte da campanha Conhecimento Sem Cortes, organizada por cientistas, estudantes, professores, pesquisadores e técnicos.

O objetivo do "Tesourômetro" é a garantia do funcionamento das instituições públicas de ensino superior, pesquisa, tecnologia e humanidades e foi motivado pela redução drástica do orçamento para pesquisa e educação, o mais baixo dos últimos 12 anos.

Também faz parte da campanha uma petição online com mais de 80 mil assinaturas, até agora.

• O "Tesourômetro" denuncia, em tempo real, o impacto dos cortes desde 2015, que já ultrapassam 12 bilhões de reais. Foto: EdgarDigital/UFBA
    O Tesourômetro denuncia, em tempo real, o impacto dos cortes desde 2015, que já ultrapassam 12 bilhões de reais. Foto: EdgarDigital/UFBA