Início > Unipampa participara do forum de pro reitores de graduacao da regiao sul
Data de Publicação 01/08/2017 - 18:37 Atualizado em 01/08/2017 - 18:37 1609 visualizações

Unipampa participará do Fórum de Pró-Reitores de Graduação da Região Sul

Por Franceli Couto Jorge

Nos dias 3 e 4 de agosto, a cidade de Bagé receberá o Fórum de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad) da Região Sul. A programação inicia na quinta-feira, 3, às 8h30 no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza. O tema desta edição é “Saberes docentes e práticas pedagógicas no Ensino Superior”. O evento contará com a presença do Secretário de Educação Superior (Sesu/MEC), Paulo Barone, além dos representantes de Instituições de Ensino Superior, dentre elas da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

O vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Vieira, participará da mesa de discussão “Formação superior x formatação”, com o professor da Universidade La Salle (Unilasalle), Guto Niche, e com mediação da assessora pedagógica da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), professora Viviane Gentil. A mesa abordará a formação superior no cenário que as Instituições de Ensino Superior estão perpassando na atualidade. Serão discutidas temáticas como se perceber no contexto da internacionalização, políticas educacionais e o processo de fixação/permanência do aluno no ensino superior.

No encerramento do evento será assinado um documento de intenções – Carta de Bagé, onde devem ser apresentadas as propostas debatidas durante o Fórum para que seja enviada ao presidente nacional do Forgrad.

Segundo o vice-reitor da Unipampa, professor Maurício Vieira, “eventos desta natureza em regiões como a nossa, de fronteira e interiorizada, são molas propulsoras para se trazer à tona o debate de muitos temas que carecem de debate nacional, respeitando peculiaridades e especificidades regionais e/ou locais amalgamadas na política educacional vigente”.

Programação:

Dia 03 de agosto

8h30 – Credenciamento e café da manhã;

9h – Apresentação cultural;

9h15 – Mesa de abertura;

9h30 – Conferência de abertura com Paulo Barone;

10h – Mesa de discussão: Saberes docentes e práticas pedagógicas na educação superior;

12h – Intervalo para almoço;

14h – Mesa de discussão: Metodologias inovadoras/ativas;

16h – Intervalo para café;

16h15 – Mesa de discussão: Práticas pedagógicas para inclusão;

17h30 – Encerramento.

Dia 04 de agosto

8h30 – Credenciamento;

9h – Apresentação cultural;

9h15 – Mesa de discussão: Formação superior x formatação;

10h30 – Coffe break;

11h30 – Elaboração da Carta de Bagé;

12h – Encerramento;

12h às 17h – Almoço por adesão e passeio.