Início > Unipampa promove recital na proxima quarta feira 14
Data de Publicação 12/09/2016 - 18:08 Atualizado em 12/09/2016 - 18:08 1519 visualizações

Unipampa promove recital na próxima quarta-feira, 14

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na próxima quarta-feira, 14, às 19h, no Auditório do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o curso de Licenciatura em Música e a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proext), realizam o recital: A Canção Brasileira. O evento tem entrada gratuita e é aberto ao público.

O projeto A Canção Brasileira tem a participação da solista Angela Diel, do pianista Fernando Rauber e do percurssionista Giovanni Berti, e é fruto de uma intensa pesquisa, realizada pela cantora lírica, sobre as distintas origens e enfoques das lendas e canções brasileiras.

A solista descobriu canções de origem folclórica, danças afro-brasileiras, lendas amazônicas e músicas que retratam a poesia de Manuel Bandeira, Carlos Drumond de Andrade e Vinícius de Moraes, com o material recolhido.

O recital apresentará lendas amazônicas de Waldemar Henrique, as canções folclóricas, pontos rituais e de batuque recolhidas por Ernani Braga, Marlos Nobre, Camargo Guarnieri e Heitor Villa-Lobos, bem como a popular lenda gaúcha Neguinho do Pastoreio, musicada por Barbosa Lessa.

Conheça os músicos

Angela Diel (mezzo-soprano) – Atua como solista em Óperas, Oratórios, Missas e Cantatas junto às principais orquestras brasileiras. Paralelamente, segue carreira de música de câmara, com destaque para o lied e a canção brasileira. Foi agraciada com o Prêmio Açorianos de Música como melhor intérprete erudita em 2009, pelo CD Cantares. Realizou vários cursos de aperfeiçoamento vocal em Viena e Bruxelas. Apresenta-se anualmente em Bruxelas, Luxemburgo, e várias cidades da Alemanha. No Brasil suas turnês abrangem o estado de São Paulo, PR, RJ e outros municípios do Nordeste, priorizando a música de câmara de Schumann, Schubert e Wagner. Recentemente, foi selecionada pelo maestro John Neschling para interpretar o papel de Erda, na ópera Rheingold, de Wagner, realizada em 2013 no Theatro Municipal de São Paulo.

Fernando Rauber (piano) – É docente no Curso de Licenciatura em Música da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atua desde 2009 como pianista na Orquestra Sinfônica da UCS e desenvolve intensa atividade de música de câmara com diversos instrumentistas e cantores.  Atualmente cursa Doutorado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sob a orientação de Ney Fialkow e Cristina Capparelli. Nesta mesma instituição, obteve os títulos de bacharel e mestre em música. Em 2006, interpretou o Terceiro Concerto para piano e orquestra de Bela Bartók com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre sob direção do maestro Cláudio Ribeiro, como premiação no concurso Jovens Solistas da OSPA. Em 2007, foi bolsista do Chautauqua Music Festival em Chautauqua, NY, Estados Unidos.

Giovanni Berti (percussão) – começou sua carreira com o compositor Túlio Piva. Participou dos regionais Vibrações e Theatro São Pedro, acompanhando nomes como Moreira da Silva, Jards Macalé, Déo Rian, Altamiro Carrilho, Ademilde Fonseca e Jamelão. Atualmente é integrante dos grupos de Marcelo Delacroix, Mônica Tomasi, Nelson Coelho de Castro, Leonardo Ribeiro, Marisa Rotemberg e Nei Lisboa. Acompanhou nomes de expressão nacional como Ivan Lins, Roberto Menescal, Dominguinhos e Sivuca. Sua atividade o tem levado a participar de várias formações musicais, inclusive com orquestra sinfônica (OSPA) e de câmara (Theatro São Pedro, Ulbra e Unisinos), além de gravações ao lado de músicos gaúchos, nacionais e internacionais. Recebeu prêmio de melhor instrumentista em vários festivais, entre eles Moenda da Canção, Canto da Lagoa e Festival do Choro de Porto Alegre.

O recital acontece na quarta-feira, 14, às 19h, no Auditório do Campus Bagé.