Início > Unipampa recebe exemplares da obra postuma dicionario da cultura pampeana sul rio grandense
Data de Publicação 28/05/2019 - 14:01 Atualizado em 31/05/2019 - 13:49 1344 visualizações

Unipampa recebe exemplares da obra póstuma “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense”

A comunidade acadêmica terá acesso à obra física em todos os campi da Unipampa e através do site do Dicionário Pampeano
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) recebeu exemplares do "Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense", escrito por Aldyr García Schlee. Os livros foram entregues à coordenadora das bibliotecas da Unipampa, Tatiane Oliveira. O Dicionário utilizou como fontes principais a literatura da Argentina, do Uruguai e do sul do Brasil, apresentando em seus verbetes a fala marcante do sujeito da pampa.

O trabalho foi publicado por meio do financiamento do Pró-Cultura RS e teve seu lançamento realizado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria Municipal de Cultura de Pelotas e pelos Cursos de Letras do Campus Jaguarão. A comunidade acadêmica terá acesso à obra física em todos os campi da Unipampa e através do site do Dicionário Pampeano.

O autor:

Falecido em novembro de 2018, Schlee tornou-se conhecido tanto por ser o criador do uniforme da seleção brasileira, quanto por sua vasta obra ficcional da literatura de fronteira, região cultural que agora enfoca neste último trabalho. O lançamento póstumo do Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense, integra o trabalho de toda a vida do escritor lidando com as palavras.

    • Unipampa recebe exemplares da obra póstuma “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense”
      Unipampa recebe exemplares da obra póstuma “Dicionário da Cultura Pampeana Sul-Rio-Grandense” (Foto: Divulgação)