Início > Unipampa retoma tratativas sobre certificacao do hospital santa casa de caridade de uruguaiana como
Data de Publicação 27/02/2019 - 11:21 Atualizado em 27/02/2019 - 12:49 4310 visualizações

Unipampa retoma tratativas sobre certificação do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana como Hospital de Ensino

Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Fontoura Hansen, o diretor do Campus Uruguaiana, Marcus Vinicius Querol, e o diretor do Campus Alegrete, Roberlaine Ribeiro Jorge, estiveram em Brasília para, dentre outras movimentações, participarem de reuniões que tiveram como pauta o credenciamento do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana como Hospital de Ensino. O assunto foi tratado com o senador Luis Carlos Heinze e posteriormente com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo, e com o secretário de educação superior, Mauro Rabelo.

Segundo o reitor da Unipampa, “essa iniciativa já havia sido iniciada durante o governo anterior e foi feito um movimento para retomar as negociações”. Para o reitor, os benefícios dessa iniciativa são extensivos à comunidade acadêmica, aos profissionais de saúde que atuam no Hospital e, sobretudo, às pessoas que dependem desse serviço público de saúde. “Ter em Uruguaiana um Hospital de Ensino significa ampliar as possibilidades de atividades práticas dos nossos cursos da área de saúde que são ofertados no Campus. Tornando-se Hospital de Ensino, o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana receberá recursos do Governo Federal”, destaca.

Atualmente, o Rio Grande do Sul possui 18 hospitais certificados como Hospital de Ensino, porém nenhum na Fronteira Oeste do estado. A conquista desta certificação enquadra o Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana como primeiro estabelecimento da região com essas características.

O próximo passo desse processo é cumprir o que exige a Portaria Interministerial que redefine o Programa de Certificação de Hospitais de Ensino. Para isso, a Comissão do Hospital Santa Casa de Caridade de Uruguaiana e representantes da Unipampa estão trabalhando para desenvolver as atividades necessárias para que, ao abrir o período de cadastramento, o Hospital esteja apto à certificação.

O que é um Hospital Ensino?

Hospital de Ensino é um estabelecimento de saúde que pertence ou é conveniado a uma Instituição de Ensino Superior, servindo de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde. Assim, esse estabelecimento deve ser certificado, conforme prevê a legislação do Programa de Certificação de Hospitais de Ensino.

• Sete alunos em torno de um corpo de borracha, todos de jaleco branco
      Acadêmicos do curso de Medicina, Campus Uruguaiana, em aula prática (Foto: Milene Marchezan)
    • Fachada da Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana
      Universidade Federal do Pampa, Campus Uruguaiana (Foto: Milene Marchezan)