Início > Unipampa sedia curso na área de planejamento de auditoria de risco
Data de Publicação 05/10/2015 - 10:49 Atualizado em 05/10/2015 - 10:49 2656 visualizações

Unipampa sedia curso na área de Planejamento de Auditoria de Risco

O Núcleo de Desenvolvimento de Pessoal (Nudepe) – em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF) – promoveu o curso de Metodologia e Planejamento de Auditoria de Risco. Além da equipe de auditoria da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), também estiveram presentes servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pelotas (UFPel), Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), Universidade Federal do Rio Grande (Furg), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), num total de 18 participantes. O responsável pelo curso, que aconteceu entre os dias 29 e 30 de setembro, foi o instrutor Vicente de Paula da Silva, analista da Controladoria Geral da União (CGU).

O encontrou propiciou capacitar os servidores para que as ações de auditoria interna baseadas em risco se pautem dentro das técnicas divulgadas pelos órgãos fiscalizadores da despesa pública. Vicente destaca que o encontro, além de sanar dúvidas, possibilitou também traçar alguns parâmetros. “O planejamento de uma auditoria deve ser realizado com base na coleta e tratamento de dados, para que possa potencializar os resultados do trabalho”, destaca.

O coordenador da Auditoria Interna (Audin) da Unipampa, Frank Sammer Pahim, conta que já teve contato com o assunto do curso. Porém, segundo ele, como são novos conceitos e abordagens sobre a gestão e auditoria o conhecimento ainda está em construção. “O curso possibilitou uma visão sobre os principais conceitos e metodologias para utilização da gestão de risco no contexto da auditoria, possibilitando entender melhor o processo de análise e avaliação do risco”, diz.

Além disso, de acordo com Frank, a auditoria baseada em risco - ABR - é um processo que já teve início na Unipampa. “Com a utilização da matriz de análise de processos críticos, desenvolvida na Audin, que avalia risco sob o aspecto da auditoria, a ABR deve evoluir para a gestão do risco em cada entrega (serviços prestados), agência (instituição) e agente (servidor)”, finaliza.

Com informações de Murilo Dotto

Tags: Ações, Gestão