Início > Vii siepe pôsteres da área de engenharias abordam problemas de sustentabilidade e ambiente
Data de Publicação 25/11/2015 - 21:50 Atualizado em 26/11/2015 - 11:40 2082 visualizações

VII Siepe: pôsteres da área de Engenharias abordam problemas de sustentabilidade e ambiente

Por Jessica Coro Somavilla

O segundo dia de Mostra Cientifica do VII Siepe reuniu mais uma vez centenas de pôsteres. As apresentações iniciaram às 8h30 da manhã. Vários trabalhos apresentaram preocupações com o meio ambiente e sustentabilidade. A ACS buscou alguns exemplos que estavam expostos no Lonão Principal.

Um desses trabalhos é do aluno Yuri Chagas, que visa fazer melhorias em um motor normal com hidrogênio e gasolina como combustível. Segundo ele essa ideia é viável, e menos poluente do que os motores normais. Yuri conta que a ideia desse projeto veio a partir do preço do combustível.

O uso de vegetação para refrescar os ambientes. Essa é a ideia da pesquisa “ Cortina verde: Uma solução para  amenizar os efeitos da radiação solar em edificações “,da estudante Joice Cornelio  do curso de Engenharia Civil do Campus Alegrete. O projeto busca diminuir o efeito do calor no contêiner frigorifico do Restaurante Universitário do Campus Alegrete. Joice conta que é uma ideia de baixo custo e pode ser executada em diversas edificações.

A Mostra Cientifica também trouxe pesquisas focadas em quem vive no campo. Os alunos das Engenharias se mostram interessados sobre demandas enfrentadas na área rural.

A estudante de Agronomia Jéssica Silva Puchs, do Campus Itaqui, criou um projeto que visa mapear  a agricultura familiar no município. Os agricultores veem sendo mapeados desde abril de 2015. Jéssica conta que com isso poderá descobrir qual é o potencial de cada uma das propriedades rurais. O projeto é feito em parceria com o escritório da Emater  em Itaqui.  Segundo ela, um dos maiores problemas é que a comunidade rural está diminuindo.

Para Jandir Pereira Blasius, o problema veio direto da fonte. O estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária fez um estudo sobre a água consumida em duas propriedades. Jandir  disse que nem sempre o líquido cristalino que sai da fonte é próprio para o consumo humano. O resultado indicou que das seis nascentes analisadas, apenas duas forneciam água potável .

Tags: SIEPE