Início > Atuacao do gt mulheres na ciencia e iniciativa de apoio maternidade na unipampa estao disponiveis
Data de Publicação 23/02/2022 - 16:03 Atualizado em 23/02/2022 - 16:03 819 visualizações

Atuação do GT Mulheres na Ciência e a iniciativa de apoio à maternidade na Unipampa estão disponíveis nos anais do III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência

Por Franceli Couto Jorge

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) esteve representada no III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência, que ocorreu no final de 2021. Na última semana, o evento divulgou os seus Anais, em que é possível conhecer a atuação do GT Mulheres na Ciência da Unipampa, bem como, a iniciativa de apoio à maternidade na Instituição. O trabalho apresentado em formato de resumo expandido e, também, em vídeo é de autoria das pesquisadoras Pâmela Billig Mello Carpes, Giulia Alessandra Wiggers, Fabiane Ferreira da Silva e Eliade Ferreira Lima.

O resumo expandido traz a contextualização; dados sobre as mulheres na Unipampa; a atuação do GT Mulheres na Ciência; as iniciativas do grupo no tema maternidade e os seus impactos e perspectivas. A íntegra do trabalho pode ser lida nos Anais do evento.

A apresentação do relato também está disponível em vídeo. Confira:

Sobre o GT Mulheres na Ciência da Unipampa

O GT Mulheres na Ciência da Unipampa foi oficializado pela Portaria nº 1916, de 5 de novembro de 2020, e atualmente é constituído por 6 docentes de diferentes campi da Instituição. O GT é vinculado à reitoria da Unipampa, e seu trabalho busca propor programas de apoio e mecanismos de compensação para manutenção das pesquisas e do trabalho das mulheres, especialmente as mães de filhos pequenos e com deficiências; na indução de ações que contribuam para a desconstrução dos estereótipos de gênero, a fim de alcançar a equidade de gênero na comunidade científica; na proposição de estratégias de aumento da participação de mulheres em processos de avaliação e fomento pelas agências brasileiras, estimulando, inclusive, a participação de mulheres negras e indígenas na comunidade científica; e, na mitigação de preconceitos e barreiras culturais à participação da mulher nas diferentes áreas acadêmicas.