Início > Campus uruguaiana promove v feira de ciencias universidade comunidade
Data de Publicação 27/10/2023 - 14:44 Atualizado em 27/10/2023 - 14:44 439 visualizações

Campus Uruguaiana promove V Feira de Ciências Universidade – Comunidade

Evento mobilizou jovens e professores da rede pública municipal e estadual
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, promoveu, no dia 21 de outubro, na Escola Municipal de Educação Infantil Mário Quintana, a V Feira de Ciências Universidade – Comunidade. O evento, organizado pelo curso de licenciatura em Ciências da Natureza, envolveu escolas públicas municiais e teve o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Governo Federal. A quinta edição do evento foi coordenada pela professora Eliade Ferreira Lima e teve como tema “Ciência Básica para o Desenvolvimento Sustentável”.

Segundo a organização do evento, a V Feira oportunizou aos estudantes um espaço de interação, bem como a apreciação dos diversos projetos desenvolvidos pela rede pública municipal e estadual do município de Uruguaiana, oferecendo uma amostra do quanto o ensino de ciências que pode incentivar no futuro a pesquisa e o desdobramento de políticas de sustentabilidade.

Dentre os objetivos do evento, está a criação de um espaço/tempo de encontro Universidade-Comunidade; o incentivo à discussão e à produção de conhecimento e tecnologias voltadas para a aplicação da Ciência visando o desenvolvimento sustentável; o desenvolvimento do pensamento crítico-científico na comunidade escolar, fomentando atividades de iniciação científica; e, a divulgação e a popularização da Ciência, através do desenvolvimento de ações que promovam Ciência, Tecnologia e Inovação.

Na ocasião, participaram os professores da Unipampa de campi com cursos a área de Ciências Exatas e Biológicas. Os professores Maurício Vieira, Campus Jaguarão, e Edward Pessano, Campus Itaqui, elogiaram a organização do evento e destacaram a necessidade da pesquisa e da ciência para o futuro dos jovens, incentivando os participantes a prosseguirem os estudos através do ingresso nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos à comunidade.

    • Campus Uruguaiana promove V Feira de Ciências Universidade – Comunidade
      Campus Uruguaiana promove V Feira de Ciências Universidade – Comunidade (Foto: divulgação)