Início > Ciencia internacional dois professores da unipampa atuam em universidade alema durante 3 meses
Data de Publicação 28/02/2024 - 09:51 Atualizado em 28/02/2024 - 09:51 821 visualizações

Ciência internacional: dois professores da Unipampa atuam em universidade alemã durante 3 meses

Por Emanuelle Tronco Bueno

Entre os meses de novembro de 2023 e fevereiro de 2024, os professores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Uruguaiana, Pâmela Mello-Carpes e Felipe Carpes, vinculados ao Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas (PPGMCF) atuaram, na condição de professores visitantes, na instituição de ensino superior Technische Universität Chemnitz (TUC), na Alemanha. Durante o período, os docentes ficaram responsáveis por ministrar aulas, palestras e workshops na Universidade alemã.

O professor Felipe, que foi eleito, em 2023, presidente da International Society of Biomechanics, realiza pesquisas com destaque para temas de biomecânica e controle motor. Segundo o docente, desde 2018, quando visitou a Technische Universität Chemnitz a convite da Instituição, uma parceria foi firmada. Assim, em 2019, foi aprovado um projeto para fomento pelo Programa Probral da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Este Programa federal tem como objetivo apoiar projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica das instituições de ensino superior do Brasil e da Alemanha que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores. Neste sentido, graduandos da TUC, em 2023, também foram recebidos pela Unipampa.

Durante os três meses de colaboração, a professora Pâmela compartilhou sua pesquisa que explora efeitos cognitivos do exercício físico e estratégias de divulgação da neurociência. Neste sentido, a docente colaborou com o estabelecimento de um projeto focado nos efeitos modulatórios do exercício físico na aprendizagem, o que “representa uma importante expansão da pesquisa que já realizada na Unipampa”, afirma. A docente também buscou estabelecer uma iniciativa de pesquisa colaborativa entre sua equipe do Grupo de Pesquisa em Fisiologia (GPFis), da Unipampa, e o grupo Motor Control, Cognition and Neurophysiology (MCN), da TUC.

Ao refletir sobre sua experiência, a professora se diz grata “pela recepção calorosa que recebeu da comunidade da TUC” e pelas “conexões pessoais que estabeleceu”. Além disso, no âmbito científico, enfatiza “o sucesso na realização dos objetivos do projeto e o potencial para futuras colaborações e oportunidades de financiamento entre Unipampa e TUC”. A experiência internacional “promoveu um intercâmbio acadêmico significativo e colaboração relevante, lançando as bases para uma parceria e inovação contínuas no campo da neurociência da aprendizagem”, conclui a professora.

No mesmo sentido, o professor Felipe Carpes entende que, nos três meses na Instituição alemã, ocorreram “o estabelecimento de metas para futuras candidaturas a editais de fomento com iniciativas conjuntas entre Brasil e Alemanha, promovendo também intercâmbio acadêmico e fortalecendo vínculos entre as instituições, com planos de continuação do trabalho conjunto nos próximos anos”. Por fim, o docente entende que “a visita fortaleceu os laços acadêmicos entre a Unipampa e TUC, promovendo intercâmbio de conhecimentos e experiências”.

Ciência em foco

Durante o período, a professora Pâmela Mello-Carpes liderou o projeto "Efeitos Modulatórios do Exercício Físico na Aprendizagem". A ação “envolveu a realização de experimentos pilotos e a coleta de dados sobre os impactos cognitivos de uma única sessão de exercício físico após uma sessão de aprendizagem”, afirma Pâmela. Na Unipampa, a docente criou, há mais de 10 anos, o Programa Popneuro, que envolve ações divulgação e popularização da Neurociência. Para tanto, esta experiência foi compartilhada para promover uma iniciativa de divulgação científica destinada a promover a Neurociência aplicada à educação, na Alemanha.

A professora também destaca sua atuação como palestrante sobre o papel das mulheres na ciência no primeiro evento em menção ao Dia das Meninas e Mulheres na Ciência realizado pela TUC, no início de fevereiro. Pâmela realiza pesquisas sobre a temática e, inclusive, foi contemplada com o Prêmio Para Mulheres na Ciência L'Oreal, conferido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências em 2017.

Já o professor Felipe salienta que ministrou aulas e palestras sobre o “desenvolvimento de novas tecnologias para captura de movimento 3D sem marcadores, bem como adaptações neuromotoras na obesidade e a relação entre assimetrias nas pernas, desempenho esportivo e prevenção de lesões”. Conforme relata o professor, além das reuniões semanais com a equipe de pesquisa anfitriã, foi possível “participar de algumas sessões de treinamento para usar a tecnologia NIRS para monitorar a atividade cerebral”. A Espectroscopia no Infravermelho Próximo (do inglês, Near Infrared Spectroscopy), a NIRS, é uma técnica que permite, dentre outras aplicações, analisar a atividade funcional do cérebro de forma não invasiva através da emissão de radiação eletromagnética no infravermelho.

Pâmela Mello-Carpes e Felipe Carpes foram professores visitantes na Technische Universität Chemnitz (TUC), na Alemanha (Foto: divulgação)
    • A professora Pâmela compartilhou sua pesquisa que explora efeitos cognitivos do exercício físico e estratégias de divulgação da
      A professora Pâmela Mello-Carpes compartilhou sua pesquisa que explora efeitos cognitivos do exercício físico e estratégias de divulgação da neurociência (Foto: divulgação)
    • A professora Pâmela Mello-Carpes compartilhou sua pesquisa que explora efeitos cognitivos do exercício físico e estratégias de d