Início > Curso de engenharia de computacao da unipampa e destaque no simposio brasileiro de jogos e
Data de Publicação 20/11/2023 - 11:42 Atualizado em 20/11/2023 - 11:46 777 visualizações

Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023

Três trabalhos da Unipampa foram premiados no evento
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software, Ciência da Computação e do Grupo de Informática Médica e Microeletrônica, é destaque durante o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 com a premiação de três trabalhos. O evento ocorreu de 6 e 9 de novembro, em Rio Grande. Estudantes e professores dos cursos participaram do Simpósio com apresentação em diferentes trilhas de pesquisa.

O trabalho intitulado “Gamificação na Reabilitação Física de Amputados: Uma Abordagem Baseada em Jogo Sério”, de autoria dos estudantes Rafael Melo e Douglas Mendes e orientação dos professores Erico Marcelo do Amaral e Julio Domingues Júnior, foi indicado entre os três melhores artigos na linha de Pesquisa em Saúde. O trabalho foi desenvolvido pelo Grupo de Informática Médica e Microeletrônica em parceria com o Serviço de Reabilitação Física e com a Oficina Ortopédica, instituições de saúde de Bagé.

O professor do curso de Engenharia de Computação, Julio Saraçol, reforça que este evento é uma oportunidade para divulgação das pesquisas desenvolvidas na Instituição “à comunidade científica e à sociedade em nível nacional e internacional”. O professor explica que “o prêmio é um reconhecimento ao papel de destaque da Unipampa e o seu potencial na região da Campanha”, além de significar um retorno à sociedade do trabalho desenvolvido na Universidade.

No evento, mais dois trabalhos foram premiados: na trilha de Pesquisa em Computação, recebeu destaque a pesquisa intitulada “A Two-Dimensional Non-Relativistic Quantum Physics Game Engine”, com autoria de Marcelo Thielo, Luan Vargas, Ueslei Brandt e do acadêmico da Universidade Federal do ABC (UFABC), Luiz Martins-Filho; já na trilha de Arte e Design, o trabalho premiado foi o intitulado “Em Direção a Extensão do Kernel Essence para o Gerenciamento de Projetos de Jogos Digitais”, com autoria de Lucas Pieva, Maicon Bernardino e da acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Pillat.

    • Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: di
      Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: divulgação)
    • Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: di
      Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: divulgação)
    • Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: di
      Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: divulgação)
    • Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: di
      Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: divulgação)
    • Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: di
      Curso de Engenharia de Computação da Unipampa é destaque no Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital 2023 (Foto: divulgação)