Início > Curso de engenharia de producao do campus bage recebe acreditacao pelo sistema arcu sul
Data de Publicação 15/03/2024 - 18:46 Atualizado em 15/03/2024 - 19:00 275 visualizações

Curso de Engenharia de Produção do Campus Bagé recebe acreditação pelo sistema Arcu-Sul

Por Sofia Viero Sorgetzt

O curso de Engenharia de Produção do Campus Bagé da Universidade Federal do Pampa recebeu acreditação pelo Sistema de Acreditação Regional de Cursos Universitários do Mercosul (Sistema Arcu-Sul), administrado no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A certificação é válida pelo período de 6 anos, até 10 de março de 2030.

A avaliação ocorreu entre 23 e 27 de outubro de 2023. Na ocasião, o curso foi visitado por um Comitê de Pares Avaliadores, designado pelo Inep e integrado por um avaliador brasileiro e dois estrangeiros, acompanhados por um responsável técnico do Instituto. Ao final da visita, o Comitê apresentou um relatório que assinala as características do curso, tendo como parâmetros de avaliação as dimensões, componentes, critérios e indicadores elaborados no marco do Sistema Arcu-Sul.

De acordo com a professora Fernanda Garbin, coordenadora substituta do curso de Engenharia de Produção da Unipampa, o envolvimento de toda a comunidade acadêmica do curso foi fundamental para alcançar a acreditação, demonstrando o comprometimento conjunto com a excelência educacional. Fernanda relata que o processo de acreditação teve início em junho de 2023 com reuniões lideradas pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) para apresentar o edital de candidatura ao sistema Arcu-sul. Entre os cursos inscritos, o de Engenharia de Produção foi selecionada pelo Inep. Posteriormente, os docentes do curso, com apoio da Secretaria Acadêmica e Pró-reitorias, se dedicaram à elaboração do formulário de autoavaliação, aderindo aos critérios de qualidade estabelecidos pelo sistema, e ao preenchimento do formulário de informações específicas do curso. Paralelamente, foram coletadas evidências para respaldar as informações fornecidas, as quais foram apresentadas aos avaliadores. Em seguida, uma avaliação in loco foi conduzida pelos avaliadores, acompanhados por uma representante técnica do Inep, com o propósito de realizar reuniões envolvendo docentes, discentes, técnicos, egressos, empresários e gestores. Essas reuniões visavam verificar a veracidade das informações apresentadas e assegurar o cumprimento dos critérios de qualidade estabelecidos. Além disso, foram inspecionados os espaços físicos do campus, incluindo salas de aula, laboratórios e biblioteca.

O coordenador do curso, professor Cláudio Albano, destaca que a acreditação proporcionará diversos benefícios ao curso, como maior atratividade de alunos, em virtude das possibilidades que podem surgir com a acreditação em outros países da América do Sul e da garantia de qualidade das atividades desenvolvidas no curso. A possibilidade de intercâmbio para alunos e servidores do curso também foi mencionada por Albano. O coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unipampa lembra que a ampliação das oportunidades profissionais para os egressos devido à acreditação facilita o reconhecimento do diploma em diversos países. A possibilidade de o curso receber alunos e servidores de outras universidades do Brasil e de outros países foi outro tópico citado por Albano. Segundo ele, essa chance seria fundamental para promover maior e melhor internacionalização da Unipampa. Para Albano, a acreditação no Sistema Arcu-Sul abre um novo escopo de atuação para toda a comunidade acadêmica do curso, impactando positivamente também o Campus Bagé e a Unipampa.

A Resolução de acreditação será publicada nos sites da Arcu-Sul e do Inep. Para que a comunidade acadêmica desfrute dos benefícios da acreditação, a Unipampa é encorajada a promover a divulgação da Resolução de Acreditação e da discussão do resultado do processo, além de estimular a cultura da autoavaliação. A inscrição do curso no programa de mobilidade acadêmica Marca, gerenciado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu - MEC), também é incentivada. O acolhimento de estudantes de outros cursos acreditados e o compartilhamento de conhecimento científico com esses cursos são outros pontos incentivados. A Unipampa também receberá um informe de recomendações, instruindo a Universidade a preparar um plano de melhorias ao qual a participação no próximo ciclo de acreditações está condicionada.

O curso de Engenharia de Produção do Campus Bagé é um dos que recebem inscrições no processo seletivo de ingresso por nota do Ensino Médio. As inscrições vão até 19 de março.