Início > Curso de enologia participa da organizacao do congresso brasileiro de fruticultura e produz 500
Data de Publicação 27/11/2023 - 17:25 Atualizado em 27/11/2023 - 18:06 717 visualizações

Curso de Enologia participa da organização do Congresso Brasileiro de Fruticultura e produz 500 garrafas de vinho para o evento

Evento ocorreu em Pelotas, na primeira quinzena de novembro
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Dom Pedrito, participou da organização do 28º Congresso Brasileiro de Fruticultura, um dos principais eventos na área da América do Sul, que ocorreu na primeira quinzena de novembro, em Pelotas. Na mesma ocasião, ocorreu o 5º Encontro Nacional de Olivicultura. Um dos objetivos da ação foi valorizar e divulgar a produção de pêssego e de outras frutas, como uva e oliva. Passaram pelo Congresso cerca de mil pessoas, entre estudantes, profissionais, produtores rurais e técnicos.

Segundo o professor do curso de Enologia da Unipampa, Rafael Schumacher, a participação da Universidade no evento, especificamente representando o curso de Enologia, Campus Dom Pedrito, iniciou com um convite do professor Vagner Brasil Costa, atual presidente do Congresso. Nesta edição, o professor Rafael atua como 1º secretário e participa da correção dos trabalhos. Outros três professores do curso, Elizete Radmann, Raul Girardello e Rodrigo Lisboa, fizeram parte do Comitê Científico do evento, sendo que o estande ficou de responsabilidade pelo TAE Wellynthon Cunha.

Uma das incumbências da Unipampa foi a de elaborar o vinho que foi servido durante o Congresso. Assim, através das uvas do vinhedo da Universidade, os estudantes e professores elaboraram 500 garrafas de vinho, que foram servidas durante o coquetel, jantar e todos os eventos de confraternização.

Na ocasião, o também professor do curso, Marcos Gabbardo, aplicou um minicurso de degustação de vinhos. A ação teve auxílio dos alunos do curso da Unipampa. Os vinhos servidos durante o minicurso são de uvas produzidas no Campus Dom Pedrito e elaborados dentro da vinícola experimental do curso de Enologia, com a condução dos professores da área.

Durante o evento, aproximadamente 500 trabalhos foram apresentados, divididos nas modalidades oral e pôster. Além disso, a programação envolve palestras internacionais, trazendo pesquisadores dos Estados Unidos e da Itália, por exemplo.

Conforme o professor Rafael Schumacher, a importância da participação do curso de Enologia da Unipampa, Campus Dom Pedrito, em um evento internacional está associada com a oportunidade de estampar a marca da Unipampa nos materiais de divulgação, no estande físico durante o Congresso, bem como apresentar “a Unipampa, a região da campanha, onde nós estamos situados, quais são as ações da Universidade. Enfim, foi uma oportunidade de divulgar não só o curso de Enologia, mas a Instituição como um todo”, conclui o professor.

Curso de Enologia da Unipampa produz 500 garrafas de vinho para Congresso Brasileiro de Fruticultura (Foto: divulgação)