Início > Diversidade de atividades e integracao entre os dez campi da unipampa marcam primeiro dia do 15o
Data de Publicação 29/11/2023 - 08:40 Atualizado em 29/11/2023 - 08:40 772 visualizações

Diversidade de atividades e integração entre os dez campi da Unipampa marcam primeiro dia do 15º Siepe

Evento ocorre entre os dias 28 e 30 de novembro, no Campus Caçapava do Sul

Por Andriel Martinez, Franceli Couto e Sofia Viero

O 15º Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), iniciou na terça-feira, 28, no Campus Caçapava do Sul. A volta ao presencial foi marcada pela expectativa de quem participa pela primeira vez na modalidade, assim como, pelo encontro e reencontro de estudantes e servidores dos dez campi da Unipampa. Embora seja maioria, o evento não se limita à comunidade acadêmica da Universidade e reúne pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior, de escolas e comunidade em geral.

A abertura oficial ocorreu à tarde. Participaram da cerimônia o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, o diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, o prefeito de Caçapava do Sul, Giovani Amestoy, o secretário de Cultura e Turismo do município, Stener Camargo, o chefe de gabinete da Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, Dilvani Loreto Jaime, a representante do Comitê Científico do 15º Siepe, Jaqueline Pinto Vargas, a pró-reitora de Graduação, Claudete da Silva Martins, o pró-reitor de Extensão e Cultura e coordenador da Comissão Organizadora do 15º Siepe, Paulo Lopes, e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio Gallas Leivas.

O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, destacou a retomada do Siepe em formato presencial “com a melhor expectativa possível”. O dirigente também elogiou o empenho da comissão organizadora e agradeceu a comunidade acadêmica por ter acreditado na realização do evento. “O Siepe tem essa representação de retomar as atividades, de fechar o calendário do ano e dar as boas vindas ao ano seguinte”, afirmou.

 

Mesa redonda Caçapava Geoparque Mundial da Unesco

Após a cerimônia de abertura, foi realizada a Mesa Redonda Caçapava Geoparque Mundial da Unesco, da qual participaram o professor André Borba, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o geólogo Marcelo Lusa, da Unipampa, o secretário de Cultura e Turismo de Caçapava do Sul, Stener Camargo e Alizandra Danzmann, Coordenadora Municipal do Geoparque. A Mesa Redonda teve a mediação do diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas.

Entre os assuntos abordados na atividade estão o conceito de Geoparque, as formações rochosas de Caçapava do Sul e seu potencial turístico. Também foram mencionadas iniciativas como o Geodia, no qual são divulgadas as geociências, e Guardiões do Geoparque, em que crianças aprendem sobre pertencimento, preservação do meio ambiente e reciclagem de lixo.

A abertura e a mesa redonda podem ser conferidas na íntegra no canal da Unipampa no YouTube.

 

Palestra internacional debate paradigmas da sustentabilidade

Antes mesmo da abertura oficial, os participantes do 15º Siepe puderam conferir uma atividade internacional. Intitulada “Transiciones socioambientales y sostenibilidad multidimensional como paradigmas de investigación en el siglo XXI”, a palestra ministrada pelo professor da Universidade Autônoma do Estado de México (UAEMéx), Humberto Ortiz, abordou os paradigmas da sustentabilidade.

Em sua apresentação, que durou cerca de uma hora, o pesquisador enfatizou as principais conclusões sobre a temática:

  • Sentir e pensar diferente, a fim de caminhar para sociedades mais prósperas, justas e harmoniosas;
  • Reconhecer nosso papel histórico como agentes dos sistemas vivos (jovens);
  • Buscar metas mais inspiradoras que os ODS;
  • É essencial desenvolver pesquisas científicas, básicas e aplicadas, em todas as áreas;
  • Incluir experimentos e estudos de caso que continuam a avançar mais de 60 anos de testes de desenvolvimento regenerativo;
  • Melhorar conceitos, metodologias e tecnologias;
  • Impulsionar a liderança.

A palestra foi transmitida e está disponível no YouTube.

 

Pró-reitorias e geoparceiros expõem em estandes durante o evento

Quem chegar pelo acesso principal do Campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) verá duas fileiras de estandes: à esquerda estão os espaços das Pró-Reitorias da Unipampa e à direita os dos geoparceiros: comerciantes vinculados ao Geoparque Caçapava que expõem e comercializam produtos como artesanato, lanches, embutidos, doces, geleias e azeite de oliva.

Adeline Wagner, proprietária de um quiosque de produtos coloniais às margens da BR-153, participa das feiras do Geoparque Caçapava desde 2021. Ela comenta que essas participações têm dado muita visibilidade ao seu comércio. Adeline falou também sobre uma expectativa alta quanto à participação no 15º Siepe e que se programou para atender aos visitantes da melhor forma possível. A comerciante destacou a forma de preparo dos seus doces, feitos em tacho de cobre que, segundo ela, é difícil de encontrar atualmente.

 

Diversidade temática na apresentação de trabalhos

Com 1448 trabalhos aprovados, o 15° Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe) conta com a participação de centenas de estudantes e visitantes da comunidade externa. O primeiro dia foi marcado pelas apresentações orais e a exposição dos pôsteres dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que seguem até quinta-feira.

A discente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Indústria Criativa (PPGCIC), da Unipampa Campus São Borja, Jéssica Martinez, expôs o pôster do seu projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), intitulado: Estudos Culturais e Cultura Visual: relações a partir do projeto de pesquisa desenvolvimento e inovação. Segundo Jéssica, “a atual proposta do trabalho é o desenvolvimento de uma cartilha com uma proposta metodológica interdisciplinar para o ensino das disciplinas de artes e ciências, voltada para o quinto ano do ensino fundamental”.

A integração e as trocas de conhecimentos e experiências entre os estudantes dos campi da Unipampa, oportunizada pelo Siepe, segundo o professor de Geologia e integrante do Comitê Científico, Giuseppe Betino de Toni, é essencial para o fortalecimento da ideia de unidade entre os campi da Unipampa.

Para ficar informado sobre tudo que acontece no evento, acesse o site do 15º Siepe e assista aos stories da Unipampa Oficial no Instagram. Se não está no evento e quer acompanhar as palestras e mesas redondas, veja as transmissões no canal da Unipampa no YouTube.

    • Diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, na abertura oficial do 15º Siepe - Foto: Milene Marchezan
      Diretor do Campus Caçapava do Sul, José Rojas, na abertura oficial do 15º Siepe - Foto: Milene Marchezan
    • Reitor Roberlaine Jorge destacou a importância do evento - Foto: Milene Marchezan
      Reitor Roberlaine Jorge destacou a importância do evento - Foto: Milene Marchezan
    • Palestra com o professor Humberto Ortiz ocorreu na manhã do primeiro dia de atividades do Siepe - Foto: Milene Marchezan
      Palestra com o professor Humberto Ortiz ocorreu na manhã do primeiro dia de atividades do Siepe - Foto: Milene Marchezan
    • Estande da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Foto: Milene Marchezan
      Estande da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - Foto: Milene Marchezan
    • Mesa redonda de abertura discutiu o Geoparque Caçapava - Foto: Milene Marchezan
      Mesa redonda de abertura discutiu o Geoparque Caçapava - Foto: Milene Marchezan
    • Estande na Prograd durante o 15º Siepe - Foto: Milene Marchezan
      Estande na Prograd durante o 15º Siepe - Foto: Milene Marchezan
    • Geoprodutores e geoparceiros apresentam seus produtos durante o evento - Foto: Milene Marchezan
      Geoprodutores e geoparceiros apresentam seus produtos durante o evento - Foto: Milene Marchezan
    • Há uma diversidade de geoprodutos expostos no evento - Foto: Milene Marchezan
      Há uma diversidade de geoprodutos expostos no evento - Foto: Milene Marchezan
    • Adeline Wagner comercializa seus produtos no Geoparque desde 2021 - Foto: Milene Marchezan
      Adeline Wagner comercializa seus produtos no Geoparque desde 2021 - Foto: Milene Marchezan
    • Primeiro dia também teve apresentação de trabalhos orais e pôsteres - Foto: Milene Marchezan
      Primeiro dia também teve apresentação de trabalhos orais e pôsteres - Foto: Milene Marchezan
    • Jéssica é mestranda no PPGCIC e apresentou seu projeto de PD&I - Foto: Andriel Martinez
      Jéssica é mestranda no PPGCIC e apresentou seu projeto de PD&I - Foto: Andriel Martinez