Início > Podcast pro reitores de universidades federais do pais analisam os desdobramentos da resolucao cnecp
Data de Publicação 27/06/2023 - 12:22 Atualizado em 27/06/2023 - 14:30 361 visualizações

Podcast: pró-reitores de universidades federais do país analisam os desdobramentos da Resolução CNE/CP 2/2019

Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa), através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), divulga o podcast com entrevistas de pró-reitores de graduação de universidades federais do país sobre os desdobramentos e impactos da Resolução CNE/CP 2/2019. Além da pró-reitora de Graduação da Unipampa, Shirley Nascimento, que traz o posicionamento institucional sobre a Resolução, participam do podcast os pró-reitores: Socorro Lima, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Jerônimo Siqueira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e, Fátima Cóssio, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A Resolução define as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e institui a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a formação inicial de professores para a educação básica. Com a publicação do documento, ocorre a revogação da Resolução CNE/CP 2/2015.

Os entrevistados questionam que a mudança altera a própria concepção de formação de professores, ao conferir centralidade, nos currículos dos cursos de licenciatura, ao estudo da BNCC, que é o documento que orienta as escolhas curriculares a serem feitas nos estados e nos municípios, além de orientar a produção de livros e outros recursos didáticos, as avaliações externas e as políticas de formação de professores.

Escute no Spotify da Unipampa: