Início > Professora da unipampa realiza oficinas literarias com escolas publicas de bage
Data de Publicação 27/11/2023 - 16:07 Atualizado em 27/11/2023 - 16:18 435 visualizações

Professora da Unipampa realiza oficinas literárias com escolas públicas de Bagé

Ao todo, as oficinas foram ministradas para cerca de 250 alunos
Por Emanuelle Tronco Bueno

A professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé, Vera Lúcia Medeiros, organizou oficinas literárias que foram oferecidas aos estudantes de escolas públicas do município de Bagé. A atividade ocorreu durante o mês de novembro e integra a disciplina Práticas de Ensino, do curso de licenciatura em Letras – Português e Literaturas de Língua Portuguesa. Os graduandos matriculados no componente curricular elaboraram oficinas práticas sobre a obra do tradutor, crítico literário, compositor, publicitário e professor, Paulo Leminski. A ação foi pensada porque o Campus Bagé recebe a exposição Múltiplo Leminski até o dia 18 de dezembro. Ao todo, cerca de 250 jovens conseguiram ter uma imersão no trabalho do artista.

Segundo a professora responsável pela disciplina, Vera Lúcia Medeiros, a ideia da oficina foi uma adaptação do que estava previsto para o semestre, pois a exposição do Leminski, no Campus Bagé, trouxe uma oportunidade de integrar ensino e extensão. A professora conta que sua turma ficou duas aulas analisando os poemas do Leminski, refletindo sobre a obra, bem como observando os vários estilos do poeta. A partir do debate, foram elaboradas oficinas práticas para receber os estudantes das escolas públicas do município. Foram três escolas participantes da ação: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Luiz Mércio Teixeira; Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Carlos Antônio Kluwe; e, Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Peri Coronel.

As oficinas foram ministradas pelos alunos da disciplina: Erica Barbosa, Aline Nunes, Eduarda Severo, Gabrielly da Rosa, Fernanda Rosa, Gabriel Porto, Elenir Luiz, Kamilly Leite, Larissa Rodrigues e Vanderte Cunha. Além disso, tiveram o apoio das residentes do subprojeto de Língua Portuguesa: Bruna Brasil, Giovana Rezende, Maria Helena Castro, Ingrid Nunes, Leocadia Lima e Tania da Fonseca.

A professora Vera relata que o processo permitiu inserir os alunos na prática de formação de professores, “quebrando” protocolos e adaptando perspectivas conforme as oportunidades: “as aulas que ministrei sobre Paulo Leminski não estavam projetadas, mas era uma oportunidade. Havia a exposição acontecendo no último andar do Campus e precisávamos buscar as pessoas para visitar, porque a Universidade fez um investimento”. Assim, os alunos tiveram duas experiências: “tanto a experiência da extensão quanto a do ensino e da prática foram vividas intensamente”, conclui.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Peri Coronel, instituição que fica localizada a menos de 2km da Unipampa, Vanilda Machado, explica que os moradores locais possuem a Universidade “no pátio de casa” e projetos como este são fundamentais para aproximação da comunidade com a instituição:

“Eu, enquanto professora, sempre estimulo a conhecer, a visitar, a participar das feiras, mostras, oficinas da Unipampa, pois é maravilhoso mostrar para os alunos o quão importante é a Universidade para nossa comunidade”.

A diretora salienta que este ano a escola recebeu um aluno do estado do Pará, pois a mãe veio estudar na Unipampa: “Então, isso nos motiva cada vez mais a nos sentirmos parte da Universidade, pois a instituição nos proporciona experiências únicas, aplicando na prática o que trabalham dentro da sala de aula”.

Ao final da atividade, os materiais produzidos pelos alunos durante as oficinas serão digitalizados e entregues para a filha do poeta, Áurea Leminski, que também é a organizadora da Exposição. Além disso, serão construídos relatos e as escolas também receberão este trabalho.

Estudantes da E. M. E. F. Prof. Peri Coronel participam de oficina literária (Foto: divulgação)
      Estudantes da E. M. E. F. Prof. Peri Coronel visitam Exposição Múltiplo Leminski (Foto: divulgação)
      Oficina literária da disciplina Práticas de Ensino(Foto: divulgação)