Início > Professores surdos da unipampa participam da segunda etapa do curso libras em foco e maos em
Data de Publicação 21/11/2023 - 09:50 Atualizado em 21/11/2023 - 09:50 798 visualizações

A atividade aconteceu em Bagé, de 8 a 10 de novembro

Por Andriel Martinez | Estagiário de Jornalismo

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Assessoria de Diversidade, Ações Afirmativas e Inclusão (Adafi) através do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (Nina) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), organizaram a segunda etapa do curso de formação “Libras em Foco e Mãos em Movimento: Ensino de Libras para ouvintes em contextos diversos”. De 8 a 10 de novembro, em Bagé, os professores surdos da Universidade participaram da formação.

A atividade teve o objetivo de desenvolver um processo formativo para professores das disciplinas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua nos cursos de graduação da Unipampa. A segunda etapa do curso expandiu a análise acerca do ensino de Libras a indivíduos ouvintes em diferentes cenários, explorando estudos sobre o tema.

Para complementar o processo formativo, foram introduzidas propostas de ensino por meio da Literatura em Libras, bem como tópicos de estudos sobre aquisição da língua para ouvintes e oficinas práticas.

Segundo a Prograd, “é importante oportunizar espaços de formação acadêmico-profissional de professores, que oportunizem o diálogo entre os docentes, a valorização das práticas pedagógicas desenvolvidas e a construção de saberes docentes”. Com base nessas perspectivas, a Pró-Reitoria pretende desenvolver em breve uma nova proposta formativa aos professores dos dez campi da Unipampa.

A primeira etapa do curso aconteceu nos dias 25 e 26 de setembro de 2023. O período engloba o Dia Nacional dos Surdos, comemorado em 26 de setembro.

• Professores surdos da Unipampa participam da segunda etapa do curso "Libras em Foco e Mãos em Movimento" (Foto: diuvlgação)
      Professores surdos da Unipampa participam da segunda etapa do curso "Libras em Foco e Mãos em Movimento" (Foto: divulgação)