Início > Programa de extensao tertulias pedagogicas inclusivas do pampa oferta 600 vagas para professores da
Data de Publicação 05/07/2022 - 11:57 Atualizado em 05/07/2022 - 11:57 3122 visualizações

Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa oferta 600 vagas para professores da Educação Básica

As inscrições podem ser feitas no período de 11 a 18 de julho

Entre os dias 11 e 18 de julho de 2022 estarão abertas as inscrições para o curso de extensão on-line “Desenho Universal para Aprendizagem com foco no público da educação especial e na perspectiva inclusiva”, que é uma iniciativa do Programa de Extensão Tertúlias Pedagógicas Inclusivas do Pampa, vinculado à Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Campus Bagé. Através do programa serão ofertadas 600 vagas para professores da Educação Básica das redes públicas de ensino de todo o Brasil, tendo como prioridade os professores que atuam no serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou sejam pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento ou superdotação.

O objetivo do curso é oferecer formação acadêmico-profissional por meio de discussões sobre práticas pedagógicas pautadas nos conceitos e princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), conforme explica a coordenadora do curso, a professora Claudete da Silva Lima Martins. O professor Cristiano Corrêa Ferreira, que também integra a coordenação da proposta, destaca o empenho de toda a equipe de Professoras Formadoras, Tutores e equipe técnica na construção da proposta e materiais do curso.

“Nossas expectativas para o curso são as melhores, visto que estamos nos esforçando muito para tornar essa experiência incrível em todos os sentidos. Sabemos da importância do DUA, como uma metodologia que oportuniza vivências, estratégias e práticas pedagógicas para o desenvolvimento das habilidades, do processamento de informações e da apreensão dos conceitos e processos presentes no currículo, com vistas à inclusão na sala de aula comum”, explica Cristiano.

As inscrições serão realizadas por meio do preenchimento de formulário on-line que estará disponível para acesso a partir da próxima segunda-feira, dia 11. Os interessados em participar podem acompanhar as mídias sociais do curso (Facebook e Instagram) e, em caso de dúvidas, encaminhar e-mail para cursoextdua@gmail.com.

Sobre o curso

O curso de extensão on-line “Desenho Universal para Aprendizagem com foco no público da educação especial e na perspectiva inclusiva” será desenvolvido nos meses de agosto, setembro e outubro de 2022, com a previsão de bate-papos síncronos nas segundas-feiras à noite (que tem participação opcional pelos cursistas) e demais atividades realizadas por meio da plataforma Google Classroom, sendo que o curso é completamente on-line e oferece certificação para todos que concluírem as atividades.

As atividades estão organizadas em três módulos que receberam os títulos de “Concepções que atravessam as práticas”, “Histórico, Princípios e Diretrizes do DUA”, e “Planejamento, práticas e recursos pedagógicos com foco no DUA”, cada um com 30h de atividades.

Os 600 cursistas serão organizados em turmas identificadas por nomes escolhidos pelos tutores responsáveis por cada turma e que expressam ideias, sentimentos, ações e intenções relacionadas com a educação inclusiva. Sendo assim, o curso é uma articulação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), com a Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (SEMESP-MEC), como uma das ações do Programa de Extensão Tertúlias Inclusivas no Pampa.

Com informações de Simôni Costa Monteiro Gervasio

Tags: Extensão, Bagé