Início > Projeto da unipampa na area de fisiologia humana e premiado em concurso cultural educacional
Data de Publicação 18/02/2022 - 12:54 Atualizado em 18/02/2022 - 12:54 844 visualizações

Projeto da Unipampa na área de Fisiologia Humana é premiado em Concurso Cultural Educacional

O projeto “Integrando tecnologia e coleta de dados em situações reais para uma aprendizagem significativa de Fisiologia Humana”, desenvolvido no Campus Uruguaiana da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), foi um dos premiados no Concurso Cultural Educacional: Ensino Híbrido – Integrando aulas teóricas remotas com laboratórios práticos de fisiologia. A atividade foi promovida pela empresa australiana ADInstruments, que é especializada no desenvolvimento de equipamentos para captação de dados biológicos e de recursos de ensino de Fisiologia.

O projeto, que é coordenado pela professora Pâmela Billig Mello-Carpes, recebeu um kit de sensores de sinais biológicos, que inclui um sensor de biopotenciais (eletrocardiograma, eletrooculograma, eletromiografia, eletroencefalograma), sensor de pulso, sensor de força (dinamômetro de mão), microfone cardíaco, sensor de pressão arterial, cinta respiratória, sensor martelo de reflexos, sensor de temperatura da pele, e os acessórios para uso destes sensores.

Kit de sensores de sinais biológicos recebido pelo projeto

Conforme a coordenadora, o projeto premiado prevê a utilização dos sensores e da plataforma de ensino Lt, ambos da ADInstruments, junto aos componentes curriculares de Fisiologia Humana, nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unipampa. “Eles também serão utilizados no Programa Multicêntrico de PG em Ciências Fisiológicas, na disciplina de Ensino de Fisiologia, que visa qualificar e instrumentalizar futuros professores de fisiologia”, acrescenta Pâmela.

Sobre a plataforma de ensino Lt

Conforme a docente, a plataforma Lt está sendo utilizada desde o início de 2020. Trata-se de uma plataforma de ensino online que permite a realização de atividades interativas de Fisiologia Humana através de um computador com acesso à internet. “Na avaliação do uso da plataforma, verificamos um impacto extremamente positivo”, afirma Pâmela. Os dados foram publicados e podem ser acessados no link: https://journals.physiology.org/doi/full/10.1152/advan.00239.2020.

De acordo com a pesquisadora, em outro trabalho, os alunos avaliaram o Lt como a melhor plataforma de ensino dentre as utilizadas em um curso online de fisiologia. “As ferramentas ofertadas pela plataforma contribuem para facilitar o entendimento dos estudantes, e, neste projeto, incluiremos o uso dos sensores em associação à plataforma de ensino. Assim, será possível a aquisição de dados reais e a sua análise, o que permitirá aos estudantes a verificação de variáveis fisiológicas em situações reais”, explica a coordenadora do projeto. Ainda segundo Pâmela Carpes, espera-se que esta prática tenha um impacto positivo na aprendizagem dos alunos. “A coleta de dados reais permitirá que eles consigam relacionar de forma clara os conteúdos de fisiologia com seu cotidiano, o que é essencial para tornar o conteúdo significativo e promover aprendizagem”, destaca.

Para o próximo semestre, há a previsão da retomada das aulas práticas presenciais. Os cursos de Enfermagem e Fisioterapia contam com duas disciplinas de Fisiologia Humana por semestre, sendo cada uma delas com carga horária de 60h. Além de aulas teóricas, as disciplinas envolvem aulas práticas, atendendo, semestralmente, cerca de 120 alunos. Assim, “para facilitar o processo de ensino-aprendizagem nestas disciplinas, repletas de conteúdos densos e que precisam ser articulados entre si, o uso de metodologias ativas é essencial”, comenta Pâmela.

Para a docente, embora a adoção do ensino remoto tenha sido desafiadora, houve muito aprendizado. “A adoção dessas metodologias não merece ser abandonada na retomada das aulas presenciais; ao contrário, ela pode ser aliada do ensino presencial”. Neste sentido, segundo Pâmela, pretende-se ampliar o uso da plataforma de ensino Lt, utilizando também as lições práticas. “Nossa proposta é utilizar as práticas de laboratório fornecidas pelo Lt, associadas aos sensores. Para tal, revisaremos as lições e faremos uso da facilidade de edição permitida pela plataforma. Consideramos esta uma das características importantes do Lt, que permite que o docente ajuste suas aulas de acordo com o perfil e a realidade dos alunos, bem como os objetivos do curso”.

Como na retomada das atividades presenciais serão adotados diversos protocolos de cuidado, pretende-se criar grupos pequenos de estudantes que serão orientados a se apropriar previamente da atividade disponibilizada no Lt. Após, haverá a coleta dos dados presencialmente no laboratório. Em um terceiro momento, os estudantes irão trabalhar na análise dos dados e atividade prática no Lt. “Esta dinâmica permitirá a maior participação dos alunos, de forma interativa, com coleta e análise de dados reais e discussão coletiva”, esclarece Pâmela.

A docente e os monitores de ensino acompanharão todas as etapas de desenvolvimento da atividade a partir dos dados e registros no Lt. “Certamente, o envolvimento com a coleta de dados em situações reais, relacionadas ao cotidiano, permitirá que os alunos desenvolvam uma aprendizagem significativa. Esperamos que o material e proposta de ensino seja bem recebida pelos alunos, assim como melhore seu aprendizado, repercutindo no desempenho da disciplina. Nosso grupo sempre avalia as práticas de ensino, e pretendemos divulgar os resultados posteriormente”, finaliza a pesquisadora e coordenadora do projeto Pâmela Mello-Carpes.

Com informações de Pâmela Billig Mello-Carpes