Início > Reitor da unipampa participa de transmissao ao vivo do governo do estado de apresentacao dos
Data de Publicação 25/08/2020 - 18:21 Atualizado em 25/08/2020 - 18:25 732 visualizações

Reitor da Unipampa participa de transmissão ao vivo do Governo do Estado de apresentação dos resultados do programa Inova RS

Evento ocorreu nesta terça-feira, às 17h
Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Roberlaine Ribeiro Jorge, participou, nesta terça-feira, 25, às 17h, da transmissão ao vivo realizada pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo da videoconferência foi comemorar o período de 1 ano do programa Inova RS, além de apresentar síntese dos resultados obtidos pelas ações promovidas. O evento teve a participação do reitor da Unipampa e do governador Eduardo Leite, com mediação do secretário Luís Lamb. Também teve a presença do representante do Conselho do Inova RS, Jorge Audy; da diretora do Hub de Inovação iMed, Márcia Capellari; da diretora de Inovação e Empreendedorismo da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Andréa Valim; e, do Presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo. A transmissão foi realizada no canal do Youtube do Governo do Estado.

Durante a sua fala, o reitor da Unipampa ressaltou a relevância da Instituição estar envolvida em um projeto desta magnitude, principalmente pela Instituição desenvolver projetos na área de inovação, como a recente criação da Agência de Inovação Tecnológica e o Parque Científico e Tecnológico do Pampa (Pampatec), no Campus Alegrete, que desde de 2015 já incubou mais de 10 empresas, envolvendo 50 empregos formais e em torno de 3 milhões em impostos gerados para o município de Alegrete. “Estas iniciativas representam um protagonismo regional que, junto com o programa Inova RS, permitem que essas pesquisas cheguem ao mercado. Então, essas soluções propiciadas por tais projetos são fundamentais e o que caracteriza a inovação tecnológica é o empreendedorismo”, afirma.

A Unipampa possui o papel de articular e gerir este consórcio na região da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul. “Um exemplo de projeto articulado com o Inova RS é o Conexão Pampa, um evento de debates de discussões. Também fruto desta parceria está sendo executado uma trilha de startups para que as pessoas que têm em mente um modelo de negócio, tenham a oportunidade de assessoramento e participem de oficinas de como colocar em prática a sua ideia”, esclarece o reitor.

Roberlaine ainda cita que o projeto facilitou acesso a esses projetos no interior do Rio Grande do Sul, antes ações restritas a capital gaúcha. “O Inova RS também parte deste princípio, estende os tentáculos das ações para todo Estado. Então, neste sentido que o Programa por meio de investimentos e principalmente o estímulo de ações conjuntas possibilitou e possibilitará um alinhamento cada vez maior dessas iniciativas, que são estratégicas na inovação e são catalizadoras do desenvolvimento sustentável para o pampa gaúcho”, conclui.

Sobre o Inova RS

O Inova RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

Propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado. O RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice FIEC de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimula o investimento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.