Início > Reitor da unipampa viaja sao tome e principe
Data de Publicação 19/07/2023 - 06:39 Atualizado em 19/07/2023 - 06:39 600 visualizações

Reitor da Unipampa viaja a São Tomé e Príncipe

Missão tem o objetivo de fortalecer cooperação acadêmico-científica e estabelecer intercâmbio entre instituições de ensino do Brasil e da África
Por Emanuelle Tronco Bueno

O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) participou de missão de cooperação técnica em São Tomé e Príncipe. O principal objetivo da viagem foi a participação no evento XXXII Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) sob acolhimento da Universidade de São Tomé e Príncipe, de 26 a 28 de junho de 2023. A agenda do Encontro abordou diversos aspectos em torno do tema “Ambiente e Economia Azul”, discutindo-se sobre os desafios ambientais, benefícios da economia azul, bem como debates sobre a tríade “educação, língua e desenvolvimento inclusivo”. A visita acadêmica também pretendeu promover a internacionalização da Universidade, especificamente na cooperação acadêmico-científica e no intercâmbio entre instituições do Brasil e da África.

O evento, realizado em São Tomé e Príncipe, reuniu 150 universidades e instituições de ensino e pesquisa de oito países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Além da participação no evento, a viagem a São Tomé e Príncipe foi uma missão que trouxe efetivo estreitamento da dupla diplomação, novos convênios e novos projetos para a Unipampa. Ao todo, foram três protocolos assinados pela Unipampa durante a XXXII AULP. Conforme pontua o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, os documentos vão muito além da relação bilateral firmada, estendendo-se dentro de toda a CPLP e, desta forma, conectando-se com todos os demais continentes.

Ainda em São Tomé e Príncipe, o reitor da Unipampa também participou de filmagem de documentário em São Tomé e Príncipe. As filmagens do documentário educativo e cultural sobre os(as) reitores(as) afrodescendentes brasileiros(as) que pertencem ao Coletivo das Negras Reitorias, começaram a ser rodadas no dia 29 de junho.

O documentário é um filme de autor conceitual, da tendência do Cinema Negro Brasileiro, com a direção do Antropólogo e Cineasta Celso Luiz Prudente, professor da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). O professor também atua também na direção e apresentação do programa Quilombo Academia da rádio da Universidade de São Paulo (Rádio USP São Paulo).

Na ocasião, o reitor Roberlaine Jorge falou sobre a importância da realização cinematográfica, destacando que a exibição do filme mostrará a realidade da comunidade negra nas universidades brasileiras – realidade até então oculta para o mundo. Assim, o produto cultural mostra que ainda estamos longe do ideal, mas que o caminho trilhado vem trazendo resultados muito interessantes.

Nesse sentido, esclarece o reitor da Unipampa, a integração vai além das fronteiras, pois através de acordos de cooperação técnica com instituições acadêmicas do Brasil e do exterior é possível consolidar estas relações, tendo o reconhecimento de toda a sociedade.

Sobre a AULP

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) é uma ONG internacional que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. Integram a Associação 130 membros dos oito países de língua oficial portuguesa – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor – e Macau (RAEM).