Início > Sarau cultural estimula manifestacoes artisticas na unipampa
Data de Publicação 19/07/2022 - 13:55 Atualizado em 19/07/2022 - 13:55 1028 visualizações

Sarau Cultural estimula manifestações artísticas na Unipampa

Iniciativa contou com apresentações artísticas de estudantes dos diferentes campi da Universidade
Por Micael dos Santos Olegário

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) promoveu na última sexta-feira, 15 de julho, o “Sarau Cultural: a arte que nomeia vivências”. A iniciativa partiu da estudante de Serviço Social, Paula Machado Gouvêa, como seu projeto de intervenção de estágio, realizado na Praec sob supervisão da servidora Vanusa Vissozi de Oliveira. O objetivo foi estimular manifestações artísticas entre os discentes dos diferentes campi da Unipampa. O evento aconteceu de forma virtual e contou com 12 apresentações e mais 40 estudantes inscritos como ouvintes.

O Sarau contou com apresentações musicais e de dança, declamações de poesia, demonstração de desenhos, pinturas e artes digitais. A ação integrou o eixo cultural das Políticas de Assistência Estudantil da Universidade. Além de promover um espaço de manifestação artística para os estudantes demonstrarem seus talentos, a iniciativa também serviu como espaço de diálogo e integração entre a comunidade universitária da Unipampa, em especial após dois anos de pandemia.  “Tendo em vista, os sofrimentos gerados pelo contexto pandêmico que individualizou o sofrimento por consequência da distância física, identifiquei a arte como potencial para possibilitar a socialização e construção de um espaço acolhedor”, comenta Paula.

Segundo a supervisora da Praec, o Sarau pode servir de base para outras edições do evento e outras ações voltadas para a cultura dentro da Unipampa. “Teve uma ampla participação e, inclusive, ficou uma demanda reprimida de mais pessoas que queriam participar”, relata Vanusa.  No total, o Sarau teve duração de três horas de integração, arte e diversidade cultural. “O encontro possibilitou a participação de discentes de todos os campis da universidade, promovendo um espaço de integração”, completa a estudante de Serviço Social.

• Captura de tela da reunião virtual do Sarau Cultural realizado na Unipampa - Fotos dos discentes participantess
      Sarau Cultural oportunizou espaço de diálogo e integração entre os estudantes - Foto: Divulgação
      Evento virtual contou com a presença de discentes dos diferentes campi da Universidade - Foto: Divulgação