Início > Unipampa destina laboratorio do campus sao gabriel para testagem de covid 19
Data de Publicação 31/01/2022 - 17:43 Atualizado em 31/01/2022 - 17:43 582 visualizações

Unipampa destina Laboratório do Campus São Gabriel para testagem de Covid-19

Por Tamíris Centeno Pereira da Rosa

Na última semana a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) assinou um Acordo de Acordo de Cooperação com o Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codempa) com o objetivo de realização de diagnóstico molecular da COVID-19 via qRT-PCR, (testagem de detecção do coronavírus) pelo Laboratório do Campus São Gabriel. Participaram da reunião para assinatura o reitor Roberlaine Ribeiro Jorge e o presidente do Codepampa, o prefeito de Lavras do Sul, Sávio Johnston Prestes. O acordo irá até o dia 1º de maio de 2022.

A partir da vigência do documento a população regional dos municípios vinculados ao Codepampa poderá contar com mais 23 100 testes para detecção da Covid-19 e o Laboratório do Campus São Gabriel ficará disponível exclusivamente para a testagem.

Segundo o reitor da instituição, o acordo de cooperação entre Unipampa e Codepampa é um marco muito importante no combate ao Coranavírus. “Nesse momento de recrudescimento da Pandemia, o apoio na testagem da população se torna fundamental no controle do avanço da Covid-19. É a Unipampa prestando um serviço de utilidade pública, servindo de base para a construção das políticas de saúde na região”, Ribeiro Jorge.

De acordo com o documento a Unipampa ficará responsável por alocar recursos humanos cedidos pelo Consórcio, estagiários e professores junto ao Laboratório para a realização dos testes, bem como realizar os procedimentos técnicos de seleção e triagem de pessoal para efetivar a operação, juntamente com o Codepampa; receber os insumos e realizar os testes de detecção do vírus SARS-CoV-2 via qRTPCR para os cidadãos residentes nos municípios de abrangência do Codepampa que apresentem síndrome gripal ou síndrome respiratória aguda grave, visando agilizar o resultado dos diagnósticos para as demandas do SUS de acordo com a capacidade instalada e disponibilidade de insumos; estabelecer os controles do recebimento de cada pedido de exame, visando a emissão da listagem dos testes, com a respectiva identificação do usuário e do Município, para a contabilização dos custos individuais de cada Prefeitura, pelo menos a cada 15 dias; cadastrar os resultados do paciente na plataforma GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial).

    • Unipampa celebra Acordo com o Codepampa. Fotos: Divulgação
      Unipampa celebra Acordo com o Codepampa. Fotos: Divulgação