Início > Unipampa gradua primeira turma de medicina
Data de Publicação 22/02/2022 - 15:45 Atualizado em 22/02/2022 - 15:48 2047 visualizações

Unipampa gradua primeira turma de Medicina

Por Franceli Couto Jorge

Na última sexta-feira, 18, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) graduou a sua primeira turma de Medicina, que ingressou na Instituição em 2016. A cerimônia ocorreu na Casa Bento, em Uruguaiana, seguindo todos os protocolos sanitários recomendados em função da pandemia de covid-19. O evento contou com a transmissão pelo canal no YouTube da Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unipampa, onde a gravação também pode ser assistida.

A abertura da solenidade foi realizada pelo reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, que conferiu o grau aos seguintes concluintes do segundo semestre de 2021:

• Antônio Júnior de Sousa;
  • Arthur Araújo da Silva Pinheiro;
  • Camila Soares Costa;
  • Cristina Peres Rocco;
  • Fernanda Barreto Rogia;
  • Henrique Castellana Prochmann;
  • Henrique Gandin;
  • Isabela Gomes Coelho Rodrigues;
  • Júlia Lazzari Rizzi;
  • Laura Simon;
  • Leandro Aparecido Irrazabal;
  • Letícia Auth Rockenbach;
  • Lorenna Silva Lessa;
  • Maiara Rodrigues Rubim Xavier;
  • Mateus Ferreira de Siqueira e Silva;
  • Pietro Nunes Rinelli;
  • Rafael Bittencourt de Oliveira;
  • Roberto Pires Porto;
  • Sabrinna Ribeiro Zancan;
  • Tales Gabriel da Costa.

Os bacharéis em Medicina, Pietro Rinelli e Rafael de Oliveira, proferiram o discurso em representação da turma, no qual apontaram as experiências e os desafios vivenciados durante os seis anos da graduação. Em suas falas, destacaram o papel da Unipampa e do curso, que integram um “projeto de luta pela democratização do ensino superior”. Além disso, ressaltaram a importante contribuição do curso de Medicina para a profissionalização da saúde na região.

O paraninfo da turma, professor Maurício da Fontoura, enalteceu a qualidade da turma e falou sobre o orgulho que sente pelos novos colegas de profissão. “Que felicidade a minha, poder ser paraninfo dessa brilhante turma e, a partir de hoje, chamá-los de colegas médicos”, afirmou. Já a coordenadora do curso e patronesse da turma, Rita de Cassia Evaldt, destacou o esforço e dedicação dos recém-graduados, do corpo docente, da gestão da Unipampa e, também, das famílias. “Não existe sorte, existe foco, esforço e dedicação. E essas três palavras definem cada um de vocês”, ressaltou em seu discurso.

Em seu pronunciamento, a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Stopiglia, citou o legado deixado pelo coordenador pro-tempore do curso de Medicina, professor Luís Flávio Souza de Oliveira, que faleceu, em 2021, em decorrência da covid-19. A docente também destacou a atuação dos graduados, bem como, de docentes e técnicos da Unipampa no combate à pandemia. “Nossa imensa gratidão a todos que atuaram e que ainda estão atuando nessa importante missão”, disse. “Não esqueçamos de valorizar a ciência, o SUS e a universidade pública”, pediu a diretora.

Em sua fala, o vice-reitor, Marcus Querol, destacou a formação diferenciada que os novos profissionais receberam. Por fim, o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, contou sobre a satisfação de participar da solenidade. “É um momento de gratidão. Gratidão a vocês por terem escolhido a nossa Universidade, por terem acreditado nesse projeto”, disse aos novos médicos e médicas.

Primeira turma de Medicina da Unipampa colou grau em Uruguaiana - Foto: Prefeitura de Uruguaiana
      Reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, em seu pronunciamento - Foto: Prefeitura de Uruguaiana
      Vice-reitor da Unipampa, Marcus Querol, destacou, em discurso, o trabalho coletivo - Foto: Prefeitura de Uruguaiana
      Diretora do Campus Uruguaiana destacou o papel da Unipampa no enfretamento à pandemia- Foto: Prefeitura de Uruguaiana