Início > Unipampa participa do ii seminario nacional para fortalecimento das ifes

Unipampa participa do II Seminário Nacional para Fortalecimento das IFES

Data de Publicação 29/02/2024 - 12:16 Atualizado em: 29/02/2024 - 12:17 900 visualizações

Está ocorrendo nesta quinta-feira, 29, em Brasília, o II Seminário Nacional para Fortalecimento das Instituições Federais de Ensino Superior: inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu). O reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Edward Frederico Castro Pessano, está participando das atividades, acompanhado pela pró-reitora de Graduação, Elena Maria Billig Mello, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Franck Peçanha, e pela diretora da Agência de Inovação e Empreendedorismo do Pampa, Caroline Costa Moraes.

O evento busca debater ações estratégicas voltadas à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade nas instituições federais de ensino superior (IFES) e nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), a fim de ajudar no desenvolvimento do Brasil com soluções sustentáveis. Haverá ainda o lançamento da agenda interministerial que visa ao atendimento das políticas públicas do governo para a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade.

A iniciativa, coordenada pelo MEC, contará com a participação da Advocacia Geral da União (AGU) e dos Ministérios da Fazenda (MF); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC); do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC); e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Serão parceiros o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica (Confies); a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação (Embrapii); a Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior); e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

Programação

A programação do seminário terá duas mesas. A Mesa 1 abordará o tema “A Universidade na Nova Agenda do Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável”, com os seguintes participantes: Verena Hitner, secretária-executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) do MDIC; Carina Vitral Costa, assessora da Subsecretaria de Assuntos Econômicos e Fiscais da Secretaria-Executiva do MF; Alexandre Brasil, secretário de Educação Superior do MEC; e Sheila Oliveira Pires, diretora do Departamento de Apoio aos Ecossistemas de Inovação do MCTI. 

Já a Mesa 2 discutirá o tema “Inovação Tecnológica: instrumentos e desafios para a integração ICT-empresa”. Os debatedores serão: Bruno Portela, da AGU; Edward Madureira Brasil, assessor da presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Denise Pires de Carvalho, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); e Francisco Saboya, presidente da Embrapii. 

 

Com informações do Ministério da Educação (MEC)/Secretaria de Educação Superior (Sesu)

 

  • Reitor, pró-reitora de Graduação, pró-reitor de Extensão e Cultura e diretora da Agipampa participam do evento
    O reitor, Edward Pessano, a pró-reitora de Graduação, Elena Mello, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Franck Peçanha, e a diretora da Agipampa, Caroline Moraes, participam do evento - Foto: Divulgação