Início > Unipampa recebe homenagem da camara de vereadores de jaguarao por cedencia de espaco escola estadual
Data de Publicação 04/12/2023 - 20:06 Atualizado em 04/12/2023 - 20:06 307 visualizações

Unipampa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Jaguarão por cedência de espaço à escola estadual

Por Franceli Couto e Sofia Viero

Na última quarta-feira, 27, a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Jaguarão, devido à acolhida pelo Campus Jaguarão da comunidade do Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas (Cecar), que está com o seu prédio interditado. Representaram a Instituição o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, e a diretora do Campus Jaguarão, Silvana Gritti. O ato em homenagem à Unipampa pela ação em defesa da educação pública foi presidido pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Enio Rigatti.

De acordo com Rigatti, “o posicionamento da reitoria da Unipampa deu a chance da comunidade escolar dar continuidade para conclusão do término do bimestre letivo”. A diretora do Colégio, Roberta Pólvora, também presente na cerimônia, fez o agradecimento em nome da Instituição de ensino.

Conforme Roberlaine, a educação é a razão da existência da Unipampa. “Por isso, nosso olhar e zelo também se voltam à vida estudantil, englobando os ensinos fundamental e médio”. O reitor enfatiza que: “não poderíamos deixar os 550 alunos sem escola, além dos docentes e servidores que lá desempenham suas atividades. É, também, com alegria que cumprimentamos o empenho da diretora do Campus Jaguarão para a efetivação da cedência do espaço”.

Unipampa recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Jaguarão - Foto: Câmara de Vereadores de Jaguarão

Cedência do espaço para aulas de escola estadual

Desde o dia 23 de outubro, o Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) realiza a cedência de 12 salas de aula para o Colégio Estadual Carlos Alberto Ribas (Cecar). A decisão surgiu a partir de solicitação da direção da escola ao Campus para que fosse possível finalizar o ano letivo.

Conforme a diretora do Campus Jaguarão, Silvana Gritti, o Cecar é uma das escolas mais antigas de Jaguarão e tem um número significativo de estudantes. O prédio principal do Cecar já estava interditado há alguns anos e a escola funcionava em um prédio anexo e em uma casa alugada, porém, por esses espaços serem próximos ao prédio principal, também foram interditados.

De acordo com Silvana, além do aval da Reitoria, o Conselho do Campus aprovou por unanimidade a cessão dos espaços para o Cecar, tendo o entendimento de que a Universidade tem compromisso com a comunidade na qual está inserida e que deve haver uma responsabilidade de ajuda mútua entre instituições públicas. Segundo Silvana, a cedência do espaço do Campus Jaguarão para uma escola pública de educação básica afirma a Universidade e seu compromisso com a comunidade local. O processo de cessão caracteriza e valoriza a Universidade, também a divulgando.

A coordenadora administrativa do Campus Jaguarão, Tatiane Oliveira, comenta que as atividades do Cecar vêm sendo desenvolvidas no prédio acadêmico 2, tendo uma entrada exclusiva para pedestres pela rua Conselheiro Diana. Segundo Tatiana, a presença dos alunos do Cecar não interfere nas atividades do campus. Foi disponibilizado um total de doze salas de aula, sendo uma sala dos professores. Antes da cessão do espaço do Campus Jaguarão para o Cecar, foi feito um mapeamento de salas e mobiliário. O maior contingente de alunos é do Ensino Fundamental. Um ponto interessante destacado por Tatiana é a ambientação dos estudantes do Ensino Médio no ambiente acadêmico por estarem frequentando o espaço da Universidade.

Alunos do Ensino Fundamental e Médio têm aula em salas do Campus Jaguarão - Foto: Divulgação

Com informações da Reitoria