Início > Unipampa sedia encontro alianca para inovacao da froteira sul
Data de Publicação 30/06/2023 - 15:44 Atualizado em 30/06/2023 - 15:51 663 visualizações

Unipampa sedia encontro “Aliança para Inovação da Froteira Sul”

Reunião ocorreu nesta sexta-feira, 30, na Reitoria da Unipampa
Por Emanuelle Tronco Bueno

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sediou, nesta sexta-feira pela manhã, 30, o encontro “Aliança para Inovação na Fronteira Sul”. O evento ocorreu na Reitoria, em Bagé. O objetivo da reunião foi debater ações regionais e estaduais com representantes das instituições de ensino superior localizadas na fronteira sul do estado e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A união destas entidades está alinhada com a proposta de contribuir para potencializar o cenário da inovação e desenvolvimento no Rio Grande do Sul e no país. A proposta é, portanto, desenvolver um acordo de cooperação entre as instituições.

Além da participação do vice-reitor, Marcus Vinicius Querol, estavam presentes o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos André Bulhões; o reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Antonio Evanhoe Sobrinho; o pró-reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), Vinicius Martins; o pesquisador Marcos Borba, da Embrapa; além do pró-reitor de Pesquisa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Alexandre Derivi. Outros representantes destas instituições também participaram das discussões, incluindo os pró-reitores da Unipampa: Viviane Kanitz Gentil, de Planejamento e Infraestrutura (Proplan); Paulo Rodinei Soares Lopes, de Extensão e Cultura (Proext); Ana Paula Manera Ziotti, de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

Em sua fala, o vice-reitor da Unipampa, Marcus Vinicius Querol, destacou a importância desta cooperação com o viés de contribuir com o crescimento do estado do Rio Grande do Sul e reforçou que a Unipampa é uma das parceiras da proposta. O reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, explica que o acordo já está sendo desenvolvido em outras regiões e instituições, sendo a ideia baseada em premissas que envolvem manter o grupo coeso e cooperativo em prol de aplicar o conceito de inovação com os problemas sociais locais.

A concretização da união dessas instituições é o acordo de cooperação, um documento objetivo que visa registrar as ideias de transformação da região em referência internacional no campo da inovação, conhecimento e empreendedorismo. Estas relações formadas possuem como meta também oferecer oportunidades inovadoras para formar e atrair talentos, bem como trazer avanços para região, com a integração da sociedade com instituições, poder público e privado.

• Unipampa sedia encontro “Aliança para Inovação da Froteira Sul” (Foto: Ronaldo Estevam)
      Vice-reitor, Marcus Vinicius Querol, participou do encontro (Foto: Ronaldo Estevam)
      Reitor da UFRGS, Carlos André Bulhões, participou do encontro (Foto: Ronaldo Estevam)